sicnot

Perfil

Mundo

Polícia turca detém irmão do pregador muçulmano Fethullah Gulen

A polícia turca deteve um irmão do pregador muçulmano Fethullah Gulen, acusado pela Turquia de ter instigado o fracassado golpe em julho e que vive exilado nos Estados Unidos, anunciou este domingo a agência noticiosa pró-governamental Anadolu.

Acusado de ser "membro de uma organização armada terrorista", Kutbettin Gulen foi detido em Izmir (província turca conhecida pelas praias do mar Egeu) em casa de um familiar e colocado sob custódia policial, acrescentou a mesma agência.

É o primeiro irmão de Fethullah Gulen a ser detido após a tentativa de golpe de 15 de julho deste ano.

Segundo artigos antigos dos 'media' turcos, Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos desde 1999, tem cinco irmãos: Seyfullah e Hasbi -- que já morreram -, Mesih, Salih e Kutbettin. Também tem duas irmãs, Nurhayat e Fazilet.

A Turquia acusa o dissidente Fethullah Gulen, antigo aliado do Presidente da Turquia, e o movimento por ele fundado, o Hizmet, de ter orquestrado e realizado o golpe falhado, que terminou com 270 mortos, 34 deles golpistas, e vários milhares de feridos.

Na sequência da tentativa de golpe militar, o Governo de Ancara declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca, incluindo nas áreas da justiça, educação, defesa e comunicação social, para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gulen.

Desde o início deste processo sem precedentes, 32 mil pessoas foram detidas na Turquia. Para não sobrecarregar o sistema prisional, o Governo de Ancara decidiu libertar 38 mil presos condenados.

A Turquia já pediu por diversas ocasiões a extradição de Fethullah Gulen.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.