sicnot

Perfil

Mundo

Polícia turca detém irmão do pregador muçulmano Fethullah Gulen

A polícia turca deteve um irmão do pregador muçulmano Fethullah Gulen, acusado pela Turquia de ter instigado o fracassado golpe em julho e que vive exilado nos Estados Unidos, anunciou este domingo a agência noticiosa pró-governamental Anadolu.

Acusado de ser "membro de uma organização armada terrorista", Kutbettin Gulen foi detido em Izmir (província turca conhecida pelas praias do mar Egeu) em casa de um familiar e colocado sob custódia policial, acrescentou a mesma agência.

É o primeiro irmão de Fethullah Gulen a ser detido após a tentativa de golpe de 15 de julho deste ano.

Segundo artigos antigos dos 'media' turcos, Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos desde 1999, tem cinco irmãos: Seyfullah e Hasbi -- que já morreram -, Mesih, Salih e Kutbettin. Também tem duas irmãs, Nurhayat e Fazilet.

A Turquia acusa o dissidente Fethullah Gulen, antigo aliado do Presidente da Turquia, e o movimento por ele fundado, o Hizmet, de ter orquestrado e realizado o golpe falhado, que terminou com 270 mortos, 34 deles golpistas, e vários milhares de feridos.

Na sequência da tentativa de golpe militar, o Governo de Ancara declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca, incluindo nas áreas da justiça, educação, defesa e comunicação social, para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gulen.

Desde o início deste processo sem precedentes, 32 mil pessoas foram detidas na Turquia. Para não sobrecarregar o sistema prisional, o Governo de Ancara decidiu libertar 38 mil presos condenados.

A Turquia já pediu por diversas ocasiões a extradição de Fethullah Gulen.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.