sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em ataque suicida em casamento na Síria sobe para 22

Um terrorista suicida fez-se explodir esta segunda-feira durante a festa de um casamento no nordeste da Síria, resultando na morte de 22 civis.

A habitual fonte de informação do Daesh, a agência Amaq, assegurou que um dos seus membros tinha "atacado uma reunião de combatentes (curdos) com armas automáticas e um colete de explosivos na periferia da cidade de Hassaké". Esta reivindicação não mencionou o casamento.

Hassaké é controlada pelas forças curdas, inimigo figadal daquele grupo, que tem expulso de várias localidades, desde há dois anos.

"Um suicida fez-se explodir no interior de uma sala na vila de Tall Tawil, no norte de Hassaké, onde decorria o casamento de um combatente das Forças Democráticas Sírias (FDS), matando pelo menos 22 pessoas", disse o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane, à AFP.

As FDS resultam de uma coligação entre árabes e curdos para combater aquele grupo, e contam com o apoio dos EUA.

Uma fonte hospitalar em Hassaké disse à AFP que "havia mais de 20 mortos e dezenas de feridos".

Por seu turno, a agência noticiosa oficial síria, SANA, elevou a quantidade de vítimas mortais para 30 e o de feridos para 90.

Hassaké, controlada quase totalmente pelos curdos, é frequentemente atacada pelo grupo.

Os combatentes curdos estão na vanguarda do combate contra o Daesh e obtiveram várias vitórias no norte e leste do país, mas foram alvo de vários atentados suicidas.

Com Lusa

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.