sicnot

Perfil

Mundo

"Só somos grandes seres humanos quando estamos juntos"

Entrevista exclusiva

"Só somos grandes seres humanos quando estamos juntos"

É uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Larry Brilliant, médico norte-americano que ajudou a erradicar a varíola na Índia, esteve em Lisboa este fim de semana e falou à SIC sobre o seu percurso.

Larry Brilliant, médico norte-americano, viveu 10 anos na Índia onde, a trabalhar para a Organização Mundial de Saúde, ajudou a erradicar a varíola. Recorda desses tempos a vontade comum - mesmo entre russos e americanos em plena Guerra Fria -, que conseguiu pôr fim a uma pandemia que matou cerca de 500 milhões de pessoas só no século XX.

Depois de ter estado envolvido na luta contra outras doenças infecciosas, igualmente mortíferas, e ter trabalhado como voluntário em regiões atingidas por catástrofes naturais, foi diretor executivo da Google.org e mais tarde vice-presidente da própria Google.

Atualmente é presidente da Skoll Global Threats, uma organização sem fins lucrativos que procura respostas para ameaças globais como as alterações climáticas, as pandemias, ou o conflito do médio oriente. Mas é a mudança climática que Larry Brilliant coloca no topo das suas prioridades atuais, por considerar que se trata da maior ameaça que a humanidade enfrenta hoje.

Considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time, esteve em Lisboa este fim de semana, na Conferência Saúde Global, e falou à SIC sobre o seu percurso, desde jovem ativista dos direitos humanos cativado por Martin Luther King.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.