sicnot

Perfil

Mundo

Sul do Japão prepara-se para chegada do tufão Chaba

As ilhas do sul do Japão preparam-se hoje para a chegada do tufão Chaba, considerado "muito forte", que deverá atingir o arquipélago esta noite e já obrigou ao cancelamento de mais de 200 voos domésticos.

Pelas 10:45 locais (02:45 em Lisboa), Chaba, o 18.º tufão da temporada de 2016 no Pacífico, encontrava-se a cerca de 290 quilómetros a sul de Naha, a capital de Okinawa (sul do arquipélago), segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA).

A tempestade, classificada como "muito forte", movia-se à velocidade de 20 quilómetros por hora com ventos de até 252 quilómetros por hora.

Espera-se que Chaba se aproxime das ilhas de Okinawa -- onde foram registados ventos fortes e chuvas -- e das ilhas da província de Kagoshima durante a noite de hoje e a manhã de terça-feira.

Cerca de 250 voos domésticos com partida do aeroporto de Naha (Okinawa) foram já cancelados e a potência do tufão levou as autoridades a instarem mais de 200.000 pessoas na zona a manterem-se alerta para facilitar a retirada em caso de necessidade, segundo a estação de televisão NHK.

A confirmar-se a rota, Chaba será o sétimo tufão a tocar terra no Japão este ano, o segundo maior número desde 1951, ano em que a agência meteorológica do país asiático iniciou os registos.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.