sicnot

Perfil

Mundo

Talibãs lançam ataque para reconquistar Kunduz

Polícia afegã patrulha ruas de Kunduz

© Nasir Wakif / Reuters

Os talibãs lançaram hoje um novo ataque contra Kunduz para retomar o controlo desta cidade no norte do Afeganistão, constatou um correspondente da AFP.

"O ataque começou por volta das 03:00 (23:30 de domingo em Lisboa) a partir das entradas sul e este; os talibãs lutam na cidade contra as forças governamentais", relatou.

O jornalista assinalou a presença de dois helicópteros do exército afegão e "combates intensos", tendo indicado que a "cidade está deserta e as lojas fechadas".

Com este ataque, os rebeldes islâmicos marcam o primeiro aniversário da sua breve tomada de Kunduz, única capital provincial que controlaram após a queda do seu regime, em 2001.

A 28 de setembro de 2015, os talibãs fizeram uma incursão em Kunduz, que conseguiram controlar durante três dias. Acabar por anunciar a retirada a 15 de outubro.

Segundo um relatório da ONU, a batalha de Kunduz fez 289 mortos e 559 feridos entre os civis.

Na contra-ofensiva, a aviação norte-americana atingiu na noite de 3 de outubro um hospital dos Médicos Sem Fronteiras, em que morreram 42 pessoas.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".