sicnot

Perfil

Mundo

Talibãs lançam ataque para reconquistar Kunduz

Polícia afegã patrulha ruas de Kunduz

© Nasir Wakif / Reuters

Os talibãs lançaram hoje um novo ataque contra Kunduz para retomar o controlo desta cidade no norte do Afeganistão, constatou um correspondente da AFP.

"O ataque começou por volta das 03:00 (23:30 de domingo em Lisboa) a partir das entradas sul e este; os talibãs lutam na cidade contra as forças governamentais", relatou.

O jornalista assinalou a presença de dois helicópteros do exército afegão e "combates intensos", tendo indicado que a "cidade está deserta e as lojas fechadas".

Com este ataque, os rebeldes islâmicos marcam o primeiro aniversário da sua breve tomada de Kunduz, única capital provincial que controlaram após a queda do seu regime, em 2001.

A 28 de setembro de 2015, os talibãs fizeram uma incursão em Kunduz, que conseguiram controlar durante três dias. Acabar por anunciar a retirada a 15 de outubro.

Segundo um relatório da ONU, a batalha de Kunduz fez 289 mortos e 559 feridos entre os civis.

Na contra-ofensiva, a aviação norte-americana atingiu na noite de 3 de outubro um hospital dos Médicos Sem Fronteiras, em que morreram 42 pessoas.

  • Autárquicas: Ao 2º dia, "Atrás das Câmaras" em Fátima
    1:44
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.