sicnot

Perfil

Mundo

Alemanha arquiva inquérito a humorista autor de poema satírico sobre Erdogan

A justiça alemã anunciou esta terça-feira ter arquivado o inquérito a um humorista autor de um poema satírico sobre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, por considerar que o exagero próprio da caricatura não pode ser levado a sério.

O caso, que remonta ao final de março, envolve um poema satírico em que o humorista Jan Böehmermann relacionava Erdogan com atos de pedofilia e zoofilia e gerou uma crise diplomática entre os dois países.

A chanceler alemã, Angela Merkel, acabou por autorizar a abertura de um processo ao abrigo de um artigo do código penal alemão sobre insultos a órgãos ou representantes de países estrangeiros, considerado anacrónico mas que prevê uma punição de até três anos de prisão.

"Os resultados do inquérito mostram que não ficou provado qualquer ato criminoso", considerou o Ministério Público de Mainz (oeste) num comunicado.

O poema foi lido "num conhecido programa humorístico de televisão", cujo conteúdo "o espetador médio reconhece ser muitas vezes acompanhado de exageros frequentemente sem seriedade".

Uma caricatura ou uma sátira, considerou a justiça, não são um insulto quando "o exagero das fraquezas humanas" não contém "difamação grave da pessoa", prossegue o texto.

"A acumulação de descrições totalmente exageradas" no poema demonstra claramente que se trata de uma sátira e não de "ataques graves" ao presidente da Turquia.

Böehmermann explicou, quando da difusão do poema, que sabia estar a ultrapassar os limites da lei alemã, mas que o fazia para demonstrar o absurdo do ataque do governo turco a um outro texto humorístico, emitido 15 dias antes na televisão alemã, crítico das limitações às liberdades na Turquia e que deu origem à convocação do embaixador germânico ao Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.