sicnot

Perfil

Mundo

Britânico pode ser a primeira pessoa no mundo a ter-se curado do VIH

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

Um britânico de 44 anos poderá ser a primeira pessoa no mundo a ter-se curado do VIH. De acordo com cientistas, depois de um método experimental, o vírus está completamente indetectável no sangue do paciente.

O homem recebeu um tratamento pioneiro - uma vacina que ajuda o seu sistema imunológico a detetar células infetadas e tomou um medicamento para ativar as células infetadas latentes, que costumam não ser capturadas por tratamentos comuns.

O trabalho está sendo conduzido por uma equipa de investigadores de cinco universidades do Reino Unido, com 50 pessoas.

"Exploramos a possibilidade real de cura do VIH. Este é um desafio enorme e ainda é cedo, mas o progresso tem sido notável", afirma Mark Samuels, diretor do National Institute for Health Research Office for Clinical Research Infrastructure.

Atualmente, as terapias antirretrovirais possuem como alvo as células T, do sistema imunológico, ativas, que estão infetadas com o VIH. No entanto, o tratamento não consegue chegar às células T latentes. Isso significa que os órgãos do paciente continuam a reproduzir o vírus.

O novo método usa uma vacina que ajuda o corpo a reconhecer as células infetadas com o VIH e uma droga, chamada Vorinostat, que ativa as células latentes, "dormentes", o que as torna detectáveis.

Apesar dos resultados promissores, os investigadores avisam que ainda falta muito para que o método chegue aos pacientes.

"Vamos continuar com os exames pelos próximos cinco anos. No futuro, dependendo dos resultados dos testes, podemos explorar esta terapia", afirmam.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..