sicnot

Perfil

Mundo

Chile restringe carros e proíbe queima de lenha na capital

© Ueslei Marcelino / Reuters

A circulação automóvel na capital chilena, uma das cidades mais poluídas da América do Sul, vai ser restringida e o aquecimento através da queima de madeira interdito para reduzir as emissões de partículas finas em 60% dentro de 10 anos.

A situação geográfica desta cidade de sete milhões de habitantes, encaixada entre as montanhas da cordilheira dos Andes, perturba a renovação do ar, o que tem motivado das autoridades locais esforços, velhos de anos, para procurar contrariar a situação.

Em junho de 2015, e depois em junho último, Santiago foi mesmo colocada em "estado de urgência ambiental", suspendendo a circulação de 40% do parque automóvel, devido a situações de poluição intensa.

O plano "Santiago Respira", dotado de um orçamento de mil milhões de dólares (892 milhões de euros), para um período de 10 anos, e financiado por fontes públicas e privadas, pretende reduzir em 60% os níveis de partículas finas ou de dimensão inferior a 2,5 microns (milésima parte do milímetro), suscetíveis de penetrar nas vias respiratórias e afetar a saúde dos habitantes, quatro mil dos quais morrem em cada ano devido à poluição.

"É um plano que nos vai permitir fazer um avanço significativo na despoluição de Santiago", afirmou, em conferência de imprensa, o ministro do Ambiente, Pablo Badenier.

O plano prevê a proibição de circular na cidade entre maio e agosto, que são os meses de mais forte poluição, para os automóveis fabricados antes de 2012, o que vai afetar cerca de 200 mil dos 1,9 milhões que todos os dias circulam na capital.

É também interdita, durante todo o ano, a utilização de madeira para aquecimento, como fazem numerosas famílias nos bairros ricos de Santiago, situados nas zonas mais altas e, portanto, menos afetadas pela poluição.

"Um terço da poluição é gerado por 119 mil habitações", sublinhou o governador de Santiago, Claudio Orrego.

O plano contempla ainda a proibição de circulação de camiões no centro de Santiago, ajudas à compra de veículos menos poluentes e um objetivo de redução em 30% das emissões das principais unidades industriais da cidade.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC