Ativista Joshua Wong detido na Tailândia
05.10.2016 07h08
O ativista pró-democracia de Hong Kong Joshua Wong foi detido ao chegar à Tailândia, onde ia participar em eventos que assinalam o aniversário da repressão militar, informou hoje o seu partido, Demosisto.
Wong, de 19 anos, um dos rostos do 'movimento dos guarda-chuvas', foi detido no aeroporto de Suvarnabhumi, em Banguecoque, na terça-feira à noite, informou o Demosisto em comunicado, citando o ativista tailandês Netiwit Chotipatpaisal, que se ia encontrar com o jovem de Hong Kong no aeroporto.
O Demosisto "condena veementemente o Governo tailandês por limitar de forma irrazoável a liberdade e o direito de Wong de entrar [no país] e solicita a libertação imediata de Wong", indica o comunicado.
De acordo com a sua página de Facebook, Netiwit deslocou-se ao aeroporto na terça-feira à noite para se encontrar com Wong, mas após esperar várias horas um funcionário da companhia aérea disse-lhe que o jovem ativista tinha sido detido.
"Perguntámos depois à polícia turística, que nos disse que ele estava detido na imigração e que não podíamos contactar com o Joshua", escreveu.
A polícia "disse-nos que havia uma carta escrita pelo Governo chinês para o Governo tailandês acerca desta pessoa".
Contactado pela agência AFP, o chefe da polícia de imigração tailandesa disse não estar ainda informado sobre o incidente.
A detenção surge quase um ano depois de um livreiro de Hong Kong ter desaparecido na Tailândia, onde se encontrava de férias.
O livreiro voltou a aparecer na China, juntamente com vários outros colegas detidos pelas autoridades chinesas por venderem livros críticos dos líderes chineses.
Wong foi um dos três líderes estudantis condenados em agosto por tentarem entrar no complexo governamental de Hong Kong em 2014, um evento que precedeu os protestos pró-democracia que paralisaram a cidade por mais de dois meses.
Em 2016, cofundou o Demosisto, um partido que apela a um referendo sobre o futuro de Hong Kong, incluindo a opção de independência.
Nathan Law, colega de Wong no Demosisto, tornou-se no mês passado o mais jovem deputado de Hong Kong, aos 23 anos.
Wong planeava discursar num evento na quinta-feira em Banguecoque, assinalando o 40.º aniversário de um massacre de estudantes pró-democracia por forças de seguranças e milícias leais à família real tailandesa.
O massacre de Thammasat, a 06 de outubro de 1976, continua a ser um tema sensível na história da Tailândia, um país governado pelo exército desde o golpe de 2014.
Os líderes militares têm-se aproximado de Pequim, que ofereceu apoio diplomático e significativo investimento a Banguecoque.
Instando a uma libertação imediata de Wong, Sophie Richardson, diretora da Human Rights Watch para a China, disse que a sua detenção "sugere, infelizmente, que Banguecoque está disposta a cumprir as ordens de Pequim".
Em julho de 2015, a Tailândia deportou mais de 100 membros da minoria uigur que fugiam da China.
Grupos de defesa dos direitos humanos defendem que a minoria muçulmana é fortemente reprimida na China e há vários anos que usa a Tailândia como rota para fugir do país para a Turquia e outros destinos.
No mês seguinte, uma bomba explodiu num popular templo no centro de Banguecoque, matando 20 pessoas, a maioria turistas chineses.
Dois homens em julgamento pelo ataque são uigures, apesar de o Governo tailandês dizer que não há relação entre a deportação e o atentado.
Lusa
Na Homepage
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
- 15:09
- 6:24
-
Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa
A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
24.04.2018 às 23h10
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
- 1:17
-
Já conhece os músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan?
A família real britânica anunciou esta terça-feira os nomes dos músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan Markle, a 19 de maio, na capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Reino Unido.
24.04.2018 às 18h36