sicnot

Perfil

Mundo

Cinco anos depois, chefe da máfia italiana capturado num quarto secreto em casa

Cinco anos depois, chefe da máfia italiana capturado num quarto secreto em casa

Um fugitivo conseguiu fugir da polícia italiana durante cinco anos, ao esconder-se num quarto secreto na sua própria casa. O homem era o chefe da máfia 'Ndrangheta, instalada na região de Calábria, em Itália. Contudo, na quarta-feira foi encontrado pelas autoridades no seu abrigo.

Antonio Pelle estava na lista italiana dos fugitivos mais perigosos. O homem de 54 anos pode ser condenado a 20 anos de prisão não só pelos crimes de tráfico de droga e armas, mas também por ser um membro da máfia.

Um vídeo publicado pelas autoridades mostra o momento em que o fugitivo é apanhado na sua própria casa, em Benestare.

Segundo o agente da polícia Francesco Ratta, cerca de 50 polícias estiveram nas buscas na casa de dois andares, onde Pelle sempre viveu. Contudo, foi preciso um agente mais atento para descobrir o esconderijo do traficante. O abrigo foi construído por trás de um armário e continha um colchão, uma ventoinha, algumas garrafas de água e algum dinheiro. As imagens do esconderijo podem ser vistas mais à frente no vídeo.

O homem foi preso pela primeira vez em 2008, mas três anos depois conseguiu escapar do hospital, onde estava a receber tratamento clínico.

Nas últimas duas décadas, a máfia de Calábria tornou-se num dos mais poderosos e ricos grupos de crime organizado. De acordo com os investigadores, o grupo só conseguiu alcançar tamanho poder, pois era um dos mais importantes importadores de cocaína da América do Sul para a Europa.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa