sicnot

Perfil

Mundo

Cinco anos depois, chefe da máfia italiana capturado num quarto secreto em casa

Cinco anos depois, chefe da máfia italiana capturado num quarto secreto em casa

Um fugitivo conseguiu fugir da polícia italiana durante cinco anos, ao esconder-se num quarto secreto na sua própria casa. O homem era o chefe da máfia 'Ndrangheta, instalada na região de Calábria, em Itália. Contudo, na quarta-feira foi encontrado pelas autoridades no seu abrigo.

Antonio Pelle estava na lista italiana dos fugitivos mais perigosos. O homem de 54 anos pode ser condenado a 20 anos de prisão não só pelos crimes de tráfico de droga e armas, mas também por ser um membro da máfia.

Um vídeo publicado pelas autoridades mostra o momento em que o fugitivo é apanhado na sua própria casa, em Benestare.

Segundo o agente da polícia Francesco Ratta, cerca de 50 polícias estiveram nas buscas na casa de dois andares, onde Pelle sempre viveu. Contudo, foi preciso um agente mais atento para descobrir o esconderijo do traficante. O abrigo foi construído por trás de um armário e continha um colchão, uma ventoinha, algumas garrafas de água e algum dinheiro. As imagens do esconderijo podem ser vistas mais à frente no vídeo.

O homem foi preso pela primeira vez em 2008, mas três anos depois conseguiu escapar do hospital, onde estava a receber tratamento clínico.

Nas últimas duas décadas, a máfia de Calábria tornou-se num dos mais poderosos e ricos grupos de crime organizado. De acordo com os investigadores, o grupo só conseguiu alcançar tamanho poder, pois era um dos mais importantes importadores de cocaína da América do Sul para a Europa.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29