sicnot

Perfil

Mundo

Enviado da ONU diz que leste de Alepo enfrenta "destruição total"

A ONU emitiu esta quinta-feira um apelo sobre Alepo ao avisar que o leste da cidade enfrenta a "destruição total", e exortou os combatentes islamitas a abandonaram as suas posições para permitir o envio de ajuda aos civis.

"No máximo em dois meses, dois meses e meio, a cidade do leste de Alepo pode estar totalmente destruída", disse o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em declarações aos jornalistas em Genebra.

A zona rebelde do leste de Alepo tem sido flagelada por uma ofensiva das forças governamentais com o apoio da aviação russo, incluindo diversos ataques a instalações hospitalares.

De Mistura assinalou que a presença de combatentes do grupo jihadista Al-Nusra na cidade tem sido utilizada como justificação por Moscovo e Damasco para este assalto continuado.

A antiga Frente Al-Nusra alterou recentemente a sua designação para Frente Fateh al-Sham na sequência da sua desvinculação à rede da Al-Qaida, apesar de se considerar que os dois grupos mantêm conexões.

"Por favor, olham para os meus olhos", referiu de Mistura num desafio direto aos líderes da Al-Nusra, antes de apelar para que abandonem Alepo.

"Caso decidam sair (de Alepo) com dignidade (...) estou pessoalmente preparado fisicamente para vos acompanhar", disse ainda o enviado da ONU.

As Nações Unidas estimam que cerca de 275.000 civis estão sob cerco no leste de Alepo, e com a impossibilidade de envio de ajuda após as forças governamentais terem controlado a última rota de abastecimento em julho.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.