sicnot

Perfil

Mundo

Filipinos "muito satisfeitos" com Presidente Rodrigo Duterte

Os filipinos estão "muito satisfeitos" com os três primeiros meses de mandato do Presidente Rodrigo Duterte, marcado por declarações polémicas e uma campanha violenta contra a droga, segundo uma sondagem hoje publicada.

A sondagem da Social Weather Station revela que 76% dos inquiridos aprovam a gestão de Duterte e 11% dizem-se insatisfeitos.

Segundo este resultado, Duterte é o segundo Presidente mais popular das Filipinas nos primeiros meses de mandato, com uma taxa de apoio ligeiramente inferior à de Fidel Ramos, que governou o país entre 1992 e 1998.

Rodrigo Duterte tomou posse a 30 de junho e tem levado a cabo uma campanha de luta contra as drogas em que já morreram mais de 3.500 pessoas.

Estes meses têm também ficado marcados pelas seus ataques à União Europeia e aos Estados Unidos ou pelas suas declarações sobre instituições como as Nações Unidas, que considerou ser uma organização "inútil".

No entanto, a maioria dos filipinos vê Duterte como um político próximo da população e espontâneo, distante da elite que dominou o país durante décadas.

Duterte venceu as eleições presidenciais de 09 de maio com 40% dos votos.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.