sicnot

Perfil

Mundo

Furação Matthew faz 10 mortos no Haiti e obriga a adiar eleições

Um novo balanço parcial das autoridades do Haiti, divulgado na quarta-feira, dava conta de pelo menos 10 mortos no país devido à passagem do furacão Matthew, que motivou o adiamento das eleições gerais de 09 de outubro.

"É um balanço parcial porque recebemos outras informações que deverão demorar algum tempo a confirmar", afirmou à agência France-Presse o porta-voz do Ministério do Interior, Guillaume Albert Moléon, admitindo que a situação é "muito preocupante".

O balanço anterior indicava que pelo menos nove pessoas tinham morrido no Haiti e na República Dominicana, também na região das Caraíbas.

As equipas de socorro relatam um grande número de casas afetadas, além de campos agrícolas destruídos.

A zona de Grande Anse esteve mais de 18 horas sem comunicações, mas as autoridades conseguiram entretanto restabelecer o contacto.

Por outro lado, segundo a agência espanhola EFE, a entidade que organiza as eleições no Haiti anunciou na quarta-feira o adiamento das eleições previstas para o próximo domingo devido aos danos causados pelo furacão, que chegou ao país na terça-feira.

Em Miami, no território continental norte-americano, duas dezenas de companhias cancelaram na quarta-feira 50 voos de chegada e 49 de saída devido à aproximação do furacão.

Os Estados Unidos ativaram já planos de emergência em diferentes zonas.

Causando cheias e forçando dezenas de milhares de pessoas a deixar as suas casas, o Matthew é a pior tempestade em quase dez anos nas Caraíbas.

Depois do Haiti, o Matthew moveu-se para Cuba, a 15 quilómetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.