sicnot

Perfil

Mundo

Obama desencadeia plano de ajuda para a Florida em antecipação de furacão

© Javier Galeano / Reuters

O Presidente norte-americano, Barack Obama, desencadeou um plano de ajuda federal ao Estado da Florida, no sudeste, que vai ser atingido nas próximas horas pelo devastador furacão Matthew, que já causou mais de 100 mortes nas Caraíbas.

Ao decretar o estado de emergência federal, Obama permite o desbloqueio imediato dos meios de assistência federais e às agências da segurança interna e de gestão das situações de emergência coordenar as suas ações, segundo um comunicado da Casa Branca.

O ministro do Interior do Haiti, François Anick Joseph, disse hoje que o furacão provocou pelo menos 108 mortos no país.

O "extremamente perigoso" furacão Matthew ganhou hoje nova intensidade, com ventos de 220 quilómetros por hora, enquanto se aproximava da costa sudeste da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Num boletim emitido durante a manhã (16:00 em Lisboa), o NHC indicou que o poderoso furacão de categoria 4 Matthew se encontra 40 quilómetros a oeste-noroeste de Nassau (Bahamas) e a 290 quilómetros a sudeste de West Palm Beach, costa sudeste da Flórida.

Lusa

  • Furacão Matthew ganha força a caminho da Florida
    1:32

    Mundo

    Pelo menos 69 pessoas morreram no Haiti na passagem do furacão Matthew. As Nações Unidas garantem que metade da população precisa de ajuda imediata. A tempestade dirige-se agora para a costa este dos Estados Unidos que já está de prevenção.

  • Furacão Matthew é o mais grave dos últimos 10 anos
    2:40

    Mundo

    Os Estados Unidos ativaram um plano de emergência para preparar a chegada do furacão Mathew que já matou mais de uma dezena de pessoas e fez centenas de feridos à passagem pelo Haiti, República Dominicana e Cuba. As autoridades anunciaram a deslocação de mais de 1 milhão de pessoas. O presidente Barack Obama pediu aos americanos que sigam à risca os alertas das autoridades locais.

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31