sicnot

Perfil

Mundo

Detetada atividade em base norte-coreana de testes nucleares

Imagens publicadas hoje mostram atividade na base de testes nucleares da Coreia do Norte, que na segunda-feira vai celebrar o aniversário da fundação do seu partido único.

As fotografias, tiradas a 01 de outubro e publicadas e analisadas hoje pelo portal especializado 38 North, mostram atividade nos túneis da base de Punggye-ri, onde o regime norte-coreano realizou os seus cinco testes nucleares subterrâneos, o mais recente a 09 de setembro.

A análise explica que a atividade no chamado Portal Norte, onde se realizou a última detonação nuclear, pode corresponder a diversos motivos "que incluem a recolha de dados pós-teste, o selar da galeria ou a preparação de um novo teste".

Também é possível ver um aumento da atividade perto de uma das entradas do chamado Portal Sul, e ainda que se considere que o objetivo não é igualmente claro, é dado como certo que este complexo de galerias tem capacidade para suportar uma nova explosão nuclear, segundo explica o portal, ligado à Universidade Johns Hopkins.

A Coreia do Norte celebra no dia 10 o 71.º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores, uma das efemérides mais importantes do país.

No domingo, dia 09, vão também cumprir-se dez anos desde o primeiro teste nuclear em Punggye-ri.

O regime de Pyongyang tem por hábito realizar testes de armamento perto de datas importantes do seu calendário, como foi o caso do teste nuclear de setembro, realizado no aniversário da fundação nacional.

Os governos de países vizinhos como a Coreia do Sul e o Japão informaram hoje que estão a vigiar de perto os movimentos do regime de Kim Jong-un, perante a possibilidade de um novo teste.

A ONU já castigou Pyongyang com as sanções comerciais mais severas até à data ao país, após o teste de janeiro. Atualmente, Washington, Seul e Tóquio tentam chegar a acordo para uma nova resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas para penalizar o regime pelo teste de setembro.

Lusa

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto 

    Queda do BES

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto para exigir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal (BdP) e aos responsáveis do Novo Banco, refere um comunicado remetido às redações.A manifestação está marcada para as 11:00, nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, na Avenida dos Aliados, e a nota dirigida à imprensa é assinada por quase centena e meia de pessoas."

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Morre congressista republicano norte-americano acusado de assédio sexual

    Mundo

    O congressista estatal do Kentucky e pastor evangélico Dan Johnson morreu na quarta-feira, num aparente suicídio, dois dias depois de ser acusado de assédio sexual por uma mulher, disseram as autoridades. O médico legista do condado, Dave Billings, afirmou que a morte de Johnson foi causada por um único tiro, numa ponte de Mount Washinton, perto de Louisville, onde estacionou o automóvel.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28