sicnot

Perfil

Mundo

FARC e Governo mantêm cessar-fogo e admitem "ajustamentos" ao acordo de paz

© John Vizcaino / Reuters

A guerrilha das FARC e o Governo colombiano comprometeram-se hoje a manter um cessar-fogo "bilateral e definitivo" e a promover "ajustamentos" ao acordo de paz, após a sua rejeição por referendo na Colômbia.

"Reiteramos o nosso compromisso (...) em manter o cessar-fogo bilateral e definitivo decretado em 29 de agosto passado", indica um comunicado conjunto dos negociadores que desde 2012 promovem conversações de paz em Havana.

As duas partes referiram ainda estarem dispostas a concretizar "ajustamentos" ao acordo assinado em 26 de setembro, mas rejeitado no domingo pelos colombianos num referendo com forte abstenção de 62%, motivando novas incertezas no desfecho do processo de paz.

Este anúncio surge no dia da atribuição do Prémio Nobel da Paz ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, celebrada por políticos de diversos setores pelo apoio que implica ao atual processo de paz, destinado a terminar com um conflito com mais de 50 anos.

O complexo conflito armado colombiano implicou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), formadas em 1964 na sequência de uma revolta camponesa, e outras guerrilhas de extrema-esquerda, milícias paramilitares de extrema-direita, grupos com ligações ao narcotráfico e as forças armadas.

A violência causou mais de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.