sicnot

Perfil

Mundo

Maduro acusa embaixada dos EUA em Caracas de conspiração

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou hoje a embaixada norte-americana em Caracas de conspirar contra o seu Governo e pediu aos organismos de segurança e serviços secretos para estarem em "alerta máxima" contra ações terroristas.

"Eu sei que agora a embaixada dos Estados Unidos na Venezuela está por detrás de ações violentas, conspiradoras, terroristas, contra a paz do nosso país, que querem ativar nos próximos dias para chantagear a nossa pátria, que não vou permitir", disse.

"Não vou permitir, o mês de outubro será também um mês de paz", sentenciou.

Segundo Nicolás Maduro, o Presidente dos EUA, Barack Obama, "tem uma obsessão pela revolução bolivariana": "O império norte-americano marca todos os dias as coisas que fazemos", afirmou.

"Cada vez que respondemos aos EUA é por uma agressão que nos estão a fazer e não vamos ficar calados, cada agressão terá uma resposta", acrescentou.

Nicolás Maduro falava no Teatro Municipal de Caracas, durante uma iniciativa para lembrar o 40.º aniversário do atentado contra um voo da companhia áerea de Cuba em que morreram 73 pessoas e de que é acusado o ex-agente da CIA (serviços secretos dos EUA) Luís Posada Carriles, de origem cubana e naturalizado venezuelano.

Maduro frisou que pediu à ministra das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, que "retome com mais força" o pedido de extradição de Luis Posada Carriles e que enviará ele próprio uma carta a Obama para que o ex-agente da CIA "seja julgado na Venezuela e castigado pelos crimes" que cometeu contra o povo venezuelano.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.