sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de voos cancelados na Grécia antes da greve de domingo

Várias companhias aéreas cancelaram centenas de voos de e para a Grécia, antes das greves de um dia dos controladores de tráfego aéreo do país marcadas para domingo.

Egeu, maior companhia aérea do país, e a sua subsidiária Olympic Air, cancelaram todos os voos de domingo dentro ou para fora da Grécia para o domingo, quando a greve é para começar em setembro.

A companhia aérea Ryanair tem agendada a aterragem de 110 voos programados para hoje e domingo, convidando a Comissão Europeia a tomar medidas "para evitar greves repetidas que perturbam os planos de viagem de milhões de cidadãos europeus e suas famílias".

Na quarta-feira, a união de controladores de tráfego aéreo da Grécia disse que a greve de 24 horas agendada para domingo vai continuar na segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira.

Os controladores estão contra a reestruturação proposta para a Autoridade de Aviação Civil, e acusam o governo grego de, com essa reestruturação, de avançar com a reforma de trabalhadores sem consultar o sindicato.

Por sua vez, o ministro dos transportes grego, Christos Spirtzis, acusou o sindicato dos controladores de tráfego aéreo de promover uma "greve sem exigências precisas" e "com motivações políticas", mas ressalvou estar em aberto discutir o tema com os trabalhadores.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.