sicnot

Perfil

Mundo

Obama elogia atribuição de Nobel da Paz à coragem do Presidente colombiano

O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, elogiou na sexta-feira a coragem do seu homólogo da Colômbia e considerou que Juan Manuel Santos mereceu o Nobel da Paz deste ano.

"O Comité Nobel tomou a decisão certa em distinguir os seus incansáveis esforços de levar à Colômbia uma paz justa e duradoura", disse Obama, ele próprio premiado com o Nobel da Paz em 2009.

O Presidente norte-americano elogiou, através de um comunicado, a "inabalável" e "corajosa" liderança de Santos durante anos de "difíceis negociações" com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que culminaram com a assinatura, este ano, de um acordo e paz, após mais de cinco décadas de conflito.

O acordo foi, porém, rejeitado pelos colombianos que foram chamados a pronunciar-se num referendo, realizado no domingo passado.

"O voto democrático desta semana lembra que há ainda trabalho a fazer para concretizar o futuro por que o Presidente Santos e tantos cidadãos estão a lutar. Mas é também um sinal de que o diálogo nacional de que a Colômbia precisa está a acontecer", afirmou Obama, dizendo ainda que o "Presidente Santos e os cidadãos da Colômbia estão a mudar o país para melhor".

O Presidente dos EUA reafirma ainda o compromisso de Washington com o programa "Paz Colômbia", de ajuda norte-americana para a fase pós-conflito e que, sublinha, ajudará a reforçar "os avanços em termos de segurança, a reintegração de ex-combatentes na sociedade e o aumento das oportunidades e da legalidade".

Obama pediu em fevereiro ao Congresso mais de 450 milhões de dólares para este programa, condicionado pela assinatura de um acordo de paz, como acabou por acontecer.

Lusa

  • O perfil do novo Nobel da Paz
    2:19

    Mundo

    O vencedor do Prémio Nobel da Paz 2016, o Presidente colombiano Juan Manuel Santos, tem 65 anos, é proveniente de uma família da alta sociedade de Bogotá e entrou na política em 1991.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.