sicnot

Perfil

Mundo

Três pessoas detidas na Alemanha por ligações a jovem suspeito de preparar atentado

Três pessoas foram detidas na localidade de Chemnitz, leste da Alemanha, por terem ligações ao jovem sírio suspeito de preparar um ataque à bomba e que continua a ser procurado pelas autoridades.

O porta-voz dos serviços criminais do Estado de Saxónia indicou à imprensa que o principal suspeito ainda não foi detido.

A polícia identificou o suspeito como Jaber Albakr, um sírio de 22 anos, nascido em Saasaa/Damasco em casa de quem foram encontrados explosivos.

Os três detidos são conhecidos do jovem sírio, sendo que dois deles foram presos nas proximidades da estação central de Chemnitz e o terceiro no centro da cidade.

A zona da casa do suspeito foi vedada e, nas redes sociais, a polícia solicitou, em alemão e em inglês, que a população permaneça nas suas casas na zona dentro do perímetro de segurança e que siga as instruções policiais.

"Por favor, não publiquem fotos ou vídeos das medidas policiais, caso contrário podem estar a colocar em risco a operação", lê-se noutra mensagem publicada na rede social Twitter pela polícia.

À imprensa local, habitantes na zona vedada contaram terem sido acordados manhã cedo por agentes da polícia, armados com metralhadoras, que lhes disseram para sair dos edifícios. Os habitantes abandonaram a área em autocarros.

Foi evacuado pelo menos um bloco de apartamentos da zona conhecida como Fritz-Heckert, na parte Sul de Chemnitz e construída na época do regime comunista e que inclui 90 mil moradores.

A região da Saxónia foi cenário, nos últimos meses, de vários incidentes xenófobos, incluindo vários ataques contra centros de refugiados.

Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.