sicnot

Perfil

Mundo

Etiópia declara estado de emergência

O primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, declarou hoje o estado de emergência para o país depois de meses de violentos protestos antigovernamentais.

"O estado de emergência foi declarado após uma discussão no Conselho de Ministros sobre a perda de vidas e danos materiais registados no país", declarou o governante, sublinhando que, com esta decisão, se "coloca a segurança dos cidadãos em primeiro lugar".

Desalegn argumentou que o executivo quer acabar com os estragos nas infraestruturas, centros de saúde e edifícios administrativos e da Justiça.

A Etiópia tem vivido uma grande contestação do governo liderada pelos grupos étnicos dominantes Oromo e Amhara, que se dizem marginalizados pelo atual governo.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.