sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 10 militares turcos mortos em ataque do PKK

Pelo menos 17 militares turcos morreram e 30 ficaram feridos hoje num ataque da guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) contra uma esquadra no extremo sudeste da Turquia, segundo a agência semipública Anadolu.

Membros do proscrito PKK lançaram um carro bomba contra um controlo de estrada localizado ao lado de uma esquadra de polícia na província de Hakkari, na fronteira com o Iraque e o Irão, causando, pelo menos, oito mortos e cinco feridos.

No sábado, as forças armadas turcas indicaram ter matado oito guerrilheiros na mesma província, local habitual de confrontos entre as duas partes.

O PKK e o Estado turco suspenderam em julho de 2015 um cessar-fogo, que durava há mais de dois anos e meio.

Considerado como um grupo terrorista pela União Europeia, Estados Unidos e Turquia, o PKK iniciou a sua luta armada em 1984 para defender direitos da minoria curda na Turquia.

Com Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.