sicnot

Perfil

Mundo

Nações Unidas condenam ataque de palestiniano em Jerusalém

O coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Médio oriente, Nickolay Mladenov, condenou hoje o ataque levado a cabo por um homem palestiniano, que matou dois israelitas, e terminou com o atacante morto pela polícia.

"Condeno o ataque terrorista desta manhã levado a cabo por um palestiniano, na zona ocupada de Jerusalém Este, que matou dois israelitas e feriu outras seis pessoas", disse o responsável, numa nota de imprensa difundida horas depois dos acontecimentos.

Para Mladenov, "nada pode justificar este tipo de ataques" e afirmou ser "deplorável e inaceitável que o Hamas e outros glorifiquem estes atos que minam a possibilidade de um futuro pacífico para palestinianos e israelitas".

O movimento islâmico Hamas reclamou entretanto a autoria do ataque em Jerusalém, identificando autor e elogiando a ação, que denominou ser a "Intifada de Al Quds" [Revolta de Jerusalém].

Esta onda de violência atinge a região há um ano e já custou a vida a 234 palestinianos, mais de dois terços dos quais quando levavam a cabo ataques ou presumíveis ataques.

O incidente de hoje ocorreu quando um palestiniano disparou contra várias pessoas nas proximidades da Esquadra de Polícia Central de Israel, localizada na zona leste de Jerusalém, tendo depois fugido para o bairro de Sheik Jarraj, onde, mais tarde, foi morto pela polícia na sequência de uma troca de tiros.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.