sicnot

Perfil

Mundo

Seul reforça vigilância após aumento de atividade em bases de Pyongyang

O exército sul-coreano reforçou este domingo a vigilância em cooperação com forças norte-americanas, face à possibilidade de a Coreia do Norte fazer um novo ensaio de armas, coincidindo com o aniversário do partido único.

"Os aliados consideram que é provável algum tipo de provocação dado que Pyongyang celebra o 71.º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores na segunda-feira (10 de outubro)", explicou este domingo o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano citado apela agência Yonhap.

Depois de nos últimos três dias imagens captadas via satélite terem revelado um aumento da atividade nas bases de lançamento de mísseis e de testes nucleares da Coreia do Norte, Seul e Washington reforçaram os seus sistemas de vigilância.

O regime norte-coreano realiza habitualmente testes perto de datas importantes, como foi o caso do último ensaio nuclear do passado dia 09 de setembro, aniversário da sua fundação nacional.

Os Estados Unidos, que mantêm na Coreia do Sul um contingente de 28.500 efetivos, aumentaram os voos de vigilância a grande altitude, com aviões equipados com um avançado sistema de radar.

As forças armadas sul-coreanas também intensificaram os voos de reconhecimento.

O teste do passado dia 09 de setembro levou países como os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão a impulsionarem uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU para a aplicação de novas sanções ao regime de Kim Jong-un.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

    Última Hora

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.