sicnot

Perfil

Mundo

Seul reforça vigilância após aumento de atividade em bases de Pyongyang

O exército sul-coreano reforçou este domingo a vigilância em cooperação com forças norte-americanas, face à possibilidade de a Coreia do Norte fazer um novo ensaio de armas, coincidindo com o aniversário do partido único.

"Os aliados consideram que é provável algum tipo de provocação dado que Pyongyang celebra o 71.º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores na segunda-feira (10 de outubro)", explicou este domingo o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano citado apela agência Yonhap.

Depois de nos últimos três dias imagens captadas via satélite terem revelado um aumento da atividade nas bases de lançamento de mísseis e de testes nucleares da Coreia do Norte, Seul e Washington reforçaram os seus sistemas de vigilância.

O regime norte-coreano realiza habitualmente testes perto de datas importantes, como foi o caso do último ensaio nuclear do passado dia 09 de setembro, aniversário da sua fundação nacional.

Os Estados Unidos, que mantêm na Coreia do Sul um contingente de 28.500 efetivos, aumentaram os voos de vigilância a grande altitude, com aviões equipados com um avançado sistema de radar.

As forças armadas sul-coreanas também intensificaram os voos de reconhecimento.

O teste do passado dia 09 de setembro levou países como os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão a impulsionarem uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU para a aplicação de novas sanções ao regime de Kim Jong-un.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01