sicnot

Perfil

Mundo

Tipo de explosivo encontrado na Alemanha relaciona suspeito sírio ao Daesh

O tipo de explosivo encontrado em Chemnitz, no leste da Alemanha, indicia uma relação entre o sírio procurado desde sábado e os extremistas do Daesh, noticiou hoje o jornal Bild, citando fontes da luta contra o terrorismo.

O peróxido de acetona encontrado na habitação de Jaber Albakr, de 22 anos, é um explosivo usado frequentemente pelo EI, reforçando assim a tese de que o suspeito terá recebido formação dos jihadistas, segundo as mesmas fontes.

As autoridades alemãs não avançaram oficialmente com qualquer relação entre o jovem e o Daesh.

A operação policial de captura do sírio continua, tendo a polícia do país anunciado o reforço de segurança, pelo menos, até segunda-feira, em locais como aeroportos e estações de comboio do país.

Os explosivos encontrados no sábado foram detonados, de forma controlada, pela polícia nas proximidades do apartamento, ante a impossibilidade de um transporte para um local seguro.

O peróxido de acetona é uma substância altamente explosiva, que pode ser fabricada com materiais como o ácido sulfúrico, peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e acetona.

A substância é muito sensível à temperatura, fricção e impacto.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.