sicnot

Perfil

Mundo

Tipo de explosivo encontrado na Alemanha relaciona suspeito sírio ao Daesh

O tipo de explosivo encontrado em Chemnitz, no leste da Alemanha, indicia uma relação entre o sírio procurado desde sábado e os extremistas do Daesh, noticiou hoje o jornal Bild, citando fontes da luta contra o terrorismo.

O peróxido de acetona encontrado na habitação de Jaber Albakr, de 22 anos, é um explosivo usado frequentemente pelo EI, reforçando assim a tese de que o suspeito terá recebido formação dos jihadistas, segundo as mesmas fontes.

As autoridades alemãs não avançaram oficialmente com qualquer relação entre o jovem e o Daesh.

A operação policial de captura do sírio continua, tendo a polícia do país anunciado o reforço de segurança, pelo menos, até segunda-feira, em locais como aeroportos e estações de comboio do país.

Os explosivos encontrados no sábado foram detonados, de forma controlada, pela polícia nas proximidades do apartamento, ante a impossibilidade de um transporte para um local seguro.

O peróxido de acetona é uma substância altamente explosiva, que pode ser fabricada com materiais como o ácido sulfúrico, peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e acetona.

A substância é muito sensível à temperatura, fricção e impacto.

Lusa

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.