sicnot

Perfil

Mundo

Ativista yazidi Nadia Murad recebe Prémio de Direitos Humanos Vaclav Havel

Reuters

O Prémio de Direitos Humanos Vaclav Havel de 2016 foi hoje atribuído à ativista de direitos humanos da comunidade yazidi Nadia Murad na abertura da sessão plenária da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, divulgou esta instituição.

Nadia Murad foi raptada em 2014, quando tinha 21 anos, pelo grupo extremista Estado Islâmico, juntamente com milhares de outras mulheres e crianças no norte do Iraque e esteve sequestrada três meses, durante os quais sofreu abusos, antes de conseguir fugir para a Alemanha, segundo o comunicado do Conselho da Europa.

Desde então, Nadia Murad tornou-se uma ativista dos direitos humanos "trazendo para o primeiro plano da atenção internacional a situação da comunidade yazidi, em particular a escravidão sexual e tráfico de seres humanos de mulheres e crianças", adianta.

Nomeada em setembro a primeira embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para a Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico de Seres Humanos, Nadia Murad recebeu hoje os 60.000 euros do prémio numa cerimónia no Palácio da Europa em Estrasburgo.

O prémio é anual e foi atribuído pela primeira vez em 2013 pela Assembleia Parlamentar, em parceria com a Biblioteca Vaclav Havel e a Fundação Carta 77, para recompensar a defesa dos direitos humanos, e inclui um troféu e um diploma.

Vaclav Havel, o dramaturgo e presidente da Checoslováquia, símbolo da oposição à ditadura, que deu o nome ao prémio, faria este ano 80 anos e o "seu legado é mais relevante que nunca", declarou o presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Pedro Agramunt, durante a cerimónia.

Agramunt lembrou que Havel alertou para "o perigo do ódio e do preconceito", bem como para a "importância da tolerância", apelando a um regresso "à sua mensagem".

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.