sicnot

Perfil

Mundo

Polícia alemã detém suspeito de preparar atentado após dois dias de caça ao homem

A polícia alemã informou hoje que deteve um homem sírio suspeito de preparar um ataque à bomba, após uma operação de caça ao homem que durou quase dois dias.

"Conseguimos, [estamos] realmente muito felizes: o suspeito de terrorismo [Jaber] Albakr foi detido durante a noite em Leipzig", disse a polícia através da rede social Twitter, acerca do suspeito de 22 anos.

A polícia encontrou no sábado centenas de gramas de uma "substância explosiva mais perigosa que TNT" escondida no apartamento de Albakr e disse que "até uma pequena quantidade (...) podia ter causado enormes danos".

A imprensa local reportou que o material era TATP, um explosivo artesanal usado pelos extremistas nos ataques a Paris e Bruxelas.

Acredita-se que Albakr tenha tido contacto, através da Internet, com o grupo extremista Estado Islâmico, segundo o jornal Sueddeutsche Zeitung.

Após uma denúncia da agência de serviços secretos alemã, a polícia tentou capturar o homem sírio no sábado de manhã, no seu apartamento na cidade de Chemnitz, a 85 quilómetros de Leipzig.

No entanto, Albakr conseguiu fugir à polícia. Acabou por ser apanhado depois de as autoridades terem a informação de que tinha pedido ajuda a dois sírios em Leipzig, segundo o Spiegel Online.

A polícia deteve-o na madrugada de segunda-feira no apartamento desses dois indivíduos.

Lusa

  • Caça ao homem continua. Polícia alemã lança segunda operação em Chemnitz
    0:30

    Mundo

    A polícia alemã lançou este domingo uma segunda operação policial na cidade de Chemnitz, no Estado da Saxónia, no leste do país. Um novo apartamento foi alvo de buscas e pelo menos um homem foi detido. Junta-se assim aos três detidos no sábdo, por ligações ao principal suspeito que ainda está a monte. Continua, por isso a caça ao homem para encontrar o refugiado sírio de 22 anos, suspeito de preparar um atentado contra um aeroporto da Alemanha. As autoridades acreditam ter encontrado o principal suspeito no interior do apartamento, mas o homem terá conseguido fugir.

  • Segurança reforçada. Continua a caça ao homem na Alemanha
    1:39

    Mundo

    A polícia alemã continua à procura de um sírio de 22 anos, suspeito de estar a preparar um ataque terrorista com explosivos. A mega operação policial decorre em Chemnitz, no leste do país e já levou à detenção de 3 outras pessoas. Entretanto, as autoridades aumentaram o nível de alerta nos aeroportos e estações de comboio do país.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano