sicnot

Perfil

Mundo

Polícia alemã detém suspeito de preparar atentado após dois dias de caça ao homem

A polícia alemã informou hoje que deteve um homem sírio suspeito de preparar um ataque à bomba, após uma operação de caça ao homem que durou quase dois dias.

"Conseguimos, [estamos] realmente muito felizes: o suspeito de terrorismo [Jaber] Albakr foi detido durante a noite em Leipzig", disse a polícia através da rede social Twitter, acerca do suspeito de 22 anos.

A polícia encontrou no sábado centenas de gramas de uma "substância explosiva mais perigosa que TNT" escondida no apartamento de Albakr e disse que "até uma pequena quantidade (...) podia ter causado enormes danos".

A imprensa local reportou que o material era TATP, um explosivo artesanal usado pelos extremistas nos ataques a Paris e Bruxelas.

Acredita-se que Albakr tenha tido contacto, através da Internet, com o grupo extremista Estado Islâmico, segundo o jornal Sueddeutsche Zeitung.

Após uma denúncia da agência de serviços secretos alemã, a polícia tentou capturar o homem sírio no sábado de manhã, no seu apartamento na cidade de Chemnitz, a 85 quilómetros de Leipzig.

No entanto, Albakr conseguiu fugir à polícia. Acabou por ser apanhado depois de as autoridades terem a informação de que tinha pedido ajuda a dois sírios em Leipzig, segundo o Spiegel Online.

A polícia deteve-o na madrugada de segunda-feira no apartamento desses dois indivíduos.

Lusa

  • Caça ao homem continua. Polícia alemã lança segunda operação em Chemnitz
    0:30

    Mundo

    A polícia alemã lançou este domingo uma segunda operação policial na cidade de Chemnitz, no Estado da Saxónia, no leste do país. Um novo apartamento foi alvo de buscas e pelo menos um homem foi detido. Junta-se assim aos três detidos no sábdo, por ligações ao principal suspeito que ainda está a monte. Continua, por isso a caça ao homem para encontrar o refugiado sírio de 22 anos, suspeito de preparar um atentado contra um aeroporto da Alemanha. As autoridades acreditam ter encontrado o principal suspeito no interior do apartamento, mas o homem terá conseguido fugir.

  • Segurança reforçada. Continua a caça ao homem na Alemanha
    1:39

    Mundo

    A polícia alemã continua à procura de um sírio de 22 anos, suspeito de estar a preparar um ataque terrorista com explosivos. A mega operação policial decorre em Chemnitz, no leste do país e já levou à detenção de 3 outras pessoas. Entretanto, as autoridades aumentaram o nível de alerta nos aeroportos e estações de comboio do país.

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.