sicnot

Perfil

Mundo

Suspeito de preparar atentado na Alemanha era refugiado sírio

© Axel Schmidt / Reuters

O jovem sírio que foi hoje detido, suspeito de preparar um atentado à bomba, era refugiado, segundo o jornal alemão Der Spiegel.

De acordo com o semanário, Jaber Albakr chegou à Alemanha no dia 18 de fevereiro, numa vaga de refugiados, tendo duas semanas depois solicitado formalmente asilo com um passaporte sírio, pedido que foi concedido em meados de junho.

A polícia deteve Albakr depois de quase dois dias de caça ao homem.

"Conseguimos, [estamos] realmente muito felizes: o suspeito de terrorismo [Jaber] Albakr foi detido durante a noite em Leipzig", disse a polícia através da rede social Twitter, acerca do suspeito de 22 anos.

A polícia encontrou no sábado centenas de gramas de uma "substância explosiva mais perigosa que TNT" escondida no apartamento de Albakr e disse que "até uma pequena quantidade (...) podia ter causado enormes danos".

A imprensa local reportou que o material era TATP, peróxido de acetona, um explosivo artesanal usado pelos extremistas nos ataques a Paris e Bruxelas. O peróxido de acetona é uma substância altamente explosiva, que pode ser fabricada com materiais como o ácido sulfúrico, peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e acetona.

Acredita-se que Albakr tenha tido contacto, através da Internet, com o grupo extremista Estado Islâmico, segundo o jornal Sueddeutsche Zeitung.

Após uma denúncia da agência de serviços secretos alemã, a polícia tentou capturar o homem sírio no sábado de manhã, no seu apartamento na cidade de Chemnitz, a 85 quilómetros de Leipzig.

No entanto, Albakr conseguiu fugir à polícia. Acabou por ser apanhado depois de as autoridades terem a informação de que tinha pedido ajuda a dois sírios em Leipzig, segundo o Spiegel Online.

A polícia deteve-o na madrugada de hoje no apartamento desses dois indivíduos.

A polícia, que agendou para hoje uma conferência de imprensa, deteve três pessoas no sábado e outra no domingo, todas relacionadas com o suspeito.

Apenas um está em prisão preventiva, acusado de ser cúmplice da preparação de um ato violento para pôr em perigo a segurança do Estado.

Durante a procura pelo suspeito, as medidas de segurança foram elevadas em "infraestruturas críticas" de todo o país, uma denominação que inclui estações de comboio e aeroportos, como os de Berlim, cidade a cerca de 250 quilómetros de Chemnitz.

A Alemanha sofreu dois ataques extremistas em julho, ambos levados a cabo por requerentes de asilo, em que morreram dois terroristas e 20 pessoas ficaram feridas.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.