sicnot

Perfil

Mundo

Tempestades causarão mais inundações em Nova Iorque nas próximas décadas

Violentas cheias causadas por grandes tempestades, à escala do furacão Sandy em 2012, deverão aumentar acentuadamente nas próximas décadas na área da cidade de Nova Iorque, indicaram esta segunda-feira investigadores.

Usando modelos em computador para combinar a subida do nível do mar e velocidade da tempestade - inundações causadas por um ciclone - uma equipa de investigadores concluiu que tais eventos se tornarão cada vez mais frequentes nos próximos anos.

"O pior cenário aponta para uma frequência 17 vezes maior quando se chegar a 2100", refere o estudo publicado na edição de 10 de outubro dos "Proceedings of the National Academy of Sciences".

No mínimo, tais tempestades tornar-se-ão três ou quatro vezes mais frequentes, prevê o estudo realizado por investigadores das universidades de Princeton e Rutgers e do Instituto Oceanográfico Woods Hole.

O furacão Sandy desencadeou inundações que atingiram os três metros de altura em toda a área costeira de Nova Iorque e Nova Jérsia e é considerado o segundo furacão com custos mais elevados da história dos Estados Unidos, tendo causado cerca de 71 mil milhões de dólares em danos materiais e 157 mortes. Aquele que teve os custos mais elevados foi o Katrina, em 2005.

Se a subida da água do mar se mantivesse ao nível de 2000, tempestades como o Sandy aconteceriam apenas de cerca de 400 em 400 anos, segundo o estudo.

Mas espera-se que a subida do nível do mar aumente significativamente nas próximas décadas, e as tempestades poderão também tornar-se mais violentas num planeta em aquecimento.

"Em matéria de engenharia, sempre considerámos o nível do mar e o clima como sendo estáticos. Mas agora temos de ter em conta as alterações ao longo do tempo", disse o principal autor do estudo, Ning Lin, professor de Engenharia Civil e Ambiental em Princeton.

"Se não contarmos com o aumento do nível do mar e possível mudança na formação de tempestades, estaremos a subestimar futuros riscos de inundações", defendeu.

A metodologia do estudo poderá também ser aplicada a outras cidades costeiras.

"A grande novidade é que as coisas vão piorar até 2100", disse o coautor Benjamin Horton, professor de Ciências Marinhas e Costeiras em Rutgers.

"Mesmo que nada mude relativamente aos furacões, a subida do nível do mar aumentará, por si só, a frequência de eventos semelhantes ao Sandy até 2100", concluiu.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16