sicnot

Perfil

Mundo

Atriz Shailene Woodley detida em protesto ambiental em direto no Facebook

O momento da detenção de Shailene Woodley filmado pela mãe e transmitido em direto através do Facebook Live.

facebook.com/ShaileneWoodley

A atriz norte-americana Shailene Woodley, protagonista de "Divergente" e "Snowden", foi detida ontem por violação de propriedade privada numa manifestação contra um oleoduto no Dakota do Norte, EUA. O incidente foi transmitido em direto, através do Facebook Live.

Shailene Woodley juntou-se à causa da tribo sioux de Standing Rock que contesta a construção de um oleoduto que diz profanar terra sagrada e provocar estragos ambientais.

O protesto era pacífico e a atriz de 24 anos transmitia em direto a partir do local da construção. A certa altura, a polícia rodeou-a e acusou-a de estar a violar propriedade privada. Shailene Woodley narrou a sua própria detenção dizendo: "eles agarraram-me pelo casaco e disseram que eu não tinha autorização para continuar... e têm armas gigantes e bastões e não me deixam ir".

Enquanto era levada algemada, Shailene Woodley disse que se encontrava entre centenas de manifestantes mas que foi referenciada pelo facto de ser conhecida e ter "40 mil pessoas a ver-me".

No total foram detidas 27 pessoas, segundo disse o porta-voz do xerife de Morton County, Rob Keller. Além da violação de propriedade privada, a atriz foi acusada de "incitar à violência". Esta manhã em Portugal, ainda madrugada nos EUA, ainda não havia informações sobre o paradeiro de Shailene Woodley e dos restantes detidos.

Governo e Exército dos EUA contra oleoduto

O oleoduto Dakota Access Pipeline deverá atravessar quatro estados, transportando petróleo extraído do Dakota do Norte até ao Illinois, com 1770 quilómetros. A construção, por um grupo liderado pela Energy Transfer Partners LP, tem vindo a ser adiada pelos sucessivos protestos.

No domingo, um tribunal federal rejeitou o pedido da tribo Sioux Standing Rock que apelava suspensão das obras. O tribunal acrescentou no entanto que esta decisão não era final e que necessitava da aprovação do Governo central.

Na segunda-feira, o Departamento de Justiça e o Departamento do Interior reiteraram em comunicado querer a suspensão das obras do oleoduto.

"Repetimos a nossa exigência para que a sociedade construtora do oleoduto suspenda voluntariamente toda a atividade num raio de 32 km a este e oeste do Lago Oahe".

Também o Exército dos EUA diz que não vai permitir que o oleoduto atravesse ou passe perto das suas terras em Lake Oahe.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.