sicnot

Perfil

Mundo

Colômbia avança para novas negociações de paz com rebeldes

A decisão surge depois de Santos ter conquistado o Prémio Nobel da Paz

© Handout . / Reuters

O Governo colombiano e o segundo maior grupo rebelde do país, o Exército de Libertação Nacional (ELN), anunciaram segunda-feira que vão avançar para negociações, este mês no Equador, com o Presidente Juan Manuel Santos a desejar "paz total".

Os dois lados comprometeram-se a fazer todos os possíveis para "criar um ambiente favorável à paz" quando as negociações começarem, no dia 27, de acordo com um comunicado conjunto divulgado no Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano, em Caracas.

A decisão surge depois de Santos ter conquistado o Prémio Nobel da Paz, mesmo com a rejeição em referendo do processo do acordo de paz que tinha fechado com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

"Tentamos negociar com o ELN há quase três anos para pôr fim ao conflito armado com eles também (...) Agora que estamos a avançar com o ELN, vamos ter paz total", disse Santos em Bogotá.

O ELN libertou um refém civil, segundo a Cruz Vermelha, antes do que classificaram como um "anúncio importante" sobre potenciais negociações de paz com o Governo.

Esta foi a terceira libertação de reféns em duas semanas pelo ELN.

A Colômbia e o ELN acordaram em março lançar negociações de paz, em paralelo com as conversações do Governo com as FARC.

Mas o Governo disse que as negociações com o ELN não podem começar antes de o grupo libertar todos os reféns.

"Em breve não haverá mais civis nas mãos das guerrilhas. Esse é o acordo", disse à agência AFP uma fonte próxima das negociações, sob condição de anonimato.

No texto apresentado em Caracas, o ELN compromete-se a "iniciar o processo de libertação de reféns antes de 27 de outubro".

O líder máximo das FARC, Rodrigo Londoño, conhecido como "Timochenko" apoiou o início da fase pública do processo de paz entre o Governo e o ELN.

"Contam com o nosso apoio militante e solidário. [Desejo] muitos êxitos nesse processo que hoje [segunda-feira] iniciam", disse, através da sua conta de Twitter.

Por seu lado, o chefe negociador das FARC nos diálogos de paz, Luciano Marín, destacou o acontecimento: "O acordo entre o ELN e o Governo para começar os diálogos é muito boa notícia para o país".

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.