sicnot

Perfil

Mundo

França abre a primeira "sala de chuto"

A França inaugurou a primeira sala de consumo de drogas, seguindo o exemplo de vários países europeus como a Alemanha, Holanda, Noruega e Espanha.

A ministra da Saúde francesa considerou que este é um passo importante para o sistema de saúde em França. Marisol Toraine acredita que as condições de muitos toxicodependentes tornaram-se uma questão de saúde pública, já que um em cada dez toxicodependentes são portadores do HIV e pelo menos um em cada quatro terá sido infetado com hepatite C.

O novo centro de apoio, localizado no centro de Paris e que gerou alguma polémica, vai fornecer seringas desinfetadas e acompanhar os toxicodependentes na prevenção de overdoses e de transmissão de doenças.

O Ministério da Saúde estima que a partir desta sexta-feira, data da abertura oficial, cerca de 100 pessoas utilizem o espaço diariamente.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31