sicnot

Perfil

Mundo

ONU pede à comunidade internacional apoio para o Haiti

A ONU pediu esta terça-feira à comunidade internacional para apoiar o Haiti, que vive uma "tragédia humanitária", após a passagem do furacão Matthew.

"Não há dúvida: isto é uma tragédia humanitária e uma grave situação de emergência com 1,4 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda imediata", afirmou a enviada da ONU ao país, Sandra Honoré.

Segundo a ONU, o furacão causou no país a maior crise humanitária desde o sismo de 2010 com 2,1 milhões de pessoas afetadas e pelo menos 372 mortos confirmados até ao momento.

Na zona sul da ilha milhares de pessoas perderam as suas produções agrícolas e as infraestruturas estão bastante danificadas.

A enviada especial da ONU sublinhou a necessidade de a ajudar chegar rapidamente aos afetados, porque as condições sanitárias estão a deteriorar-se, alertando para o perigo de doenças como a cólera.

Para apoiar o país, a ONU pediu 119 milhões de dólares e está a trabalhar com o Governo do Haiti para dar resposta aos problemas mais graves.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49