sicnot

Perfil

Mundo

Turquia rejeita ordens do Iraque sobre tropas destacadas em Mossul

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou esta terça-feira que "não aceitará ordens do Governo iraquiano" relativas às tropas turcas destacadas perto da cidade de Mossul e recordou que foi Bagdad quem pediu a presença dos militares.

Erdogan disse que foi o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, quem fez esse pedido, e criticou que agora exija a retirada dessas tropas.

"Agora, está a dizer-nos que nos vamos embora, mas o exército turco não perdeu tanto prestígio que tenha de aceitar ordens suas", afirmou Erdogan dirigindo-se a Al-Abadi durante uma intervenção num encontro de líderes islâmicos.

"Conhece os teus limites: Não és meu interlocutor, não estás ao meu nível, não tens os meus quilates, não tens a minha qualidade", frisou o chefe de Estado turco, falando para o governante iraquiano.

Erdogan garantiu que as suas tropas continuarão a fazer "o que é necessário no Iraque".

O Governo turco sustenta que as suas tropas no país árabe atuam como instrutores das forças iraquianas e como oposição ativa aos 'jihadistas' do Daesh.

A Turquia tem soldados destacados na base de Bashika, cerca de 15 quilómetros a leste de Mossul, atualmente "a capital" do EI no Iraque.

O parlamento iraquiano aprovou na terça-feira uma resolução em que instava o Governo a "considerar as tropas turcas estacionadas dentro do território iraquiano como forças de ocupação e hostis" e pediu "a adoção das medidas necessárias" para "as expulsar do Iraque".

O Governo iraquiano já tinha protestado energicamente em dezembro de 2015 contra a presença das tropas turcas em Bashika.

Ancara retirou então parte dos tanques e tropas para o território próximo do Curdistão iraquiano autónomo.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16