sicnot

Perfil

Mundo

Chineses tiveram contacto com os ocidentais muito antes de Marco Polo

Artesãos da Grécia Antiga terão ensinado os chineses que fizeram os Guerreiros de Terracota.

© Benoit Tessier / Reuters

A China e o Ocidente terão tido os primeiros contactos mais de 1500 anos antes da chegada do explorador europeu Marco Polo.

Estudos arqueológicos indicam que a inspiração para o Exército de Terracota, que se encontra no túmulo do Primeiro Imperador, terá vindo da Grécia Antiga. Os arqueólogos vão mais longe e dizem que terão sido mesmo artesão gregos a treinar os chineses no ano III antes de Cristo.

A visita de Marco Polo à China no século XIII d.C. foi a primeira a ser documentada. No entanto, historiadores chineses registaram que muitos anos antes já tinham recebido emissários do Império Romano, durante os séculos II e III d.C..

"Temos agora provas de que houve contacto próximo entre a China do Primeiro Imperador e o Ocidente antes da abertura oficial da Rota da Seda. E isto foi muito antes do que pensávamos", revelou à BBC a arqueóloga Li Xiuzhen, do Museu do Mausoleu do Imperador Qin Shi Huang.

Um outro estudo científico revela que foi encontrado ADN mitocondrial - de origem materna - especificamente europeu em locais da China Ocidental, o que significa que pessoas do Ocidente terão vivido no tempo do Primeiro Imperador Qin Shi Huang.

Foi em 1974 que agricultores encontraram as primeiras figuras dos 8 mil Guerreiros de Terracota enterrados perto do túmulo do Primeiro Imperador. No entanto, não havia tradição na China de construir figuras humanas de tamanho real antes de este túmulo ser construído. A arqueóloga Li Xiuzhen acredita que esta mudança teve influências exteriores.

"Pensamos que o Exército de Terracota, os Acrobatas e as esculturas de bronze encontradas no túmulo foram inspirados pela arte da Grécia Antiga", explica.

Os Acrobatas são esculturas de bronze recentemente descobertas no túmulo do Imperador Qin Shi Huang.

Descobriu-se agora também que o túmulo é muito maior do que inicialmente pensado e 200 vezes maior que o Vale dos Reis no Egipto.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.