sicnot

Perfil

Mundo

Chineses tiveram contacto com os ocidentais muito antes de Marco Polo

Artesãos da Grécia Antiga terão ensinado os chineses que fizeram os Guerreiros de Terracota.

© Benoit Tessier / Reuters

A China e o Ocidente terão tido os primeiros contactos mais de 1500 anos antes da chegada do explorador europeu Marco Polo.

Estudos arqueológicos indicam que a inspiração para o Exército de Terracota, que se encontra no túmulo do Primeiro Imperador, terá vindo da Grécia Antiga. Os arqueólogos vão mais longe e dizem que terão sido mesmo artesão gregos a treinar os chineses no ano III antes de Cristo.

A visita de Marco Polo à China no século XIII d.C. foi a primeira a ser documentada. No entanto, historiadores chineses registaram que muitos anos antes já tinham recebido emissários do Império Romano, durante os séculos II e III d.C..

"Temos agora provas de que houve contacto próximo entre a China do Primeiro Imperador e o Ocidente antes da abertura oficial da Rota da Seda. E isto foi muito antes do que pensávamos", revelou à BBC a arqueóloga Li Xiuzhen, do Museu do Mausoleu do Imperador Qin Shi Huang.

Um outro estudo científico revela que foi encontrado ADN mitocondrial - de origem materna - especificamente europeu em locais da China Ocidental, o que significa que pessoas do Ocidente terão vivido no tempo do Primeiro Imperador Qin Shi Huang.

Foi em 1974 que agricultores encontraram as primeiras figuras dos 8 mil Guerreiros de Terracota enterrados perto do túmulo do Primeiro Imperador. No entanto, não havia tradição na China de construir figuras humanas de tamanho real antes de este túmulo ser construído. A arqueóloga Li Xiuzhen acredita que esta mudança teve influências exteriores.

"Pensamos que o Exército de Terracota, os Acrobatas e as esculturas de bronze encontradas no túmulo foram inspirados pela arte da Grécia Antiga", explica.

Os Acrobatas são esculturas de bronze recentemente descobertas no túmulo do Imperador Qin Shi Huang.

Descobriu-se agora também que o túmulo é muito maior do que inicialmente pensado e 200 vezes maior que o Vale dos Reis no Egipto.

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.