sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte expulsa vice-ministro dos Negócios Estrangeiros

A Coreia do Norte expulsou o seu vice-ministro dos Negócios Estrangeiros como punição pela deserção do país do vice-embaixador para o Reino Unido, noticia hoje a imprensa sul-coreana.

O jornal JoongAng Ilbo cita uma fonte anónima próxima dos assuntos norte-coreanos, que afirma que Kung Sok-Ung foi removido do seu cargo e expulso da capital, Pyongyang, enviado para uma zona rural com a sua família.

A decisão terá sido tomada pelo líder do país, Kim Jong-un, após a deserção do vice-embaixador no Reino Unido, Thae Yong-Ho, e da sua família para a Coreia do Sul, há dois meses.

"Desde a deserção de Thae Yong-Ho no final de julho, tem havido uma inspeção generalizada do Ministério dos Negócios Estrangeiros", indicou a fonte.

"Kung Sok-Ung era considerado responsável pelas embaixadas na Europa e foi expulso como resultado", acrescentou.

O jornal indica que quatro outros diplomatas de alto nível responsáveis por assuntos europeus foram também expulsos de Pyongyang.

Kung, de 72 anos, é um diplomata veterano que tem sido responsável pelas relações diplomáticas da Coreia do Norte com a Rússia e com a Europa há quase duas décadas.

Desde que subiu ao poder, em 2011, Kim Jong-un ordenou várias execuções e purgas de dirigentes de alto nível.

Em agosto, o Ministério da Unificação de Seul confirmou que o Norte executou o vice-primeiro-ministro e responsável máximo da Educação, Kim Yong-jin, por mostrar desrespeito para com o líder durante uma reunião.

O caso mais notório foi o do tio de Kim, que chegou a ser o número dois do regime, Jang Song-Thaek, executado por acusações que incluíam traição e corrupção, em dezembro de 2013.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap contabiliza que o número de dirigentes do partido executados já ultrapassa os 100.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC