sicnot

Perfil

Mundo

Deputada islandesa discursa no Parlamento enquanto amamenta a filha

Uma deputada islandesa discursou no Parlamento, ao mesmo tempo que amamentava a filha sob as luzes das câmaras televisivas que transmitiam em direto, um ato que descreveu como "a coisa mais natural do mundo".

Unnur Bra Konradsdottir, do Partido da Independência, levantou-se para intervir no Althingi (Parlamento), enquanto amamentava a sua filha de seis semanas.

"Ela não estava perturbada. Pelo contrário, ela poderia ter-se sentido incomodada se eu tivesse interrompido a amamentação para falar", acrescentou Konradsdottir, que é mãe de três filhos, à agência noticiosa AFP.

A imprensa islandesa confirmou que esta foi uma novidade no país que tem estado na primeira linha da igualdade de género e deu ao mundo, em 1980, a primeira mulher eleita democraticamente para a chefia de um Estado, Vigdis Finnbogadottir.

A deputada salientou que as exigências e responsabilidades da vida política não alteravam os seus deveres de mãe.

"É como qualquer outro emprego. Você tem de fazer o que tem de fazer", disse.

A amamentação em público tornou-se uma questão polémica em vários países. Para a deputada islandesa, porém, "é a coisa mais natural do mundo".

Eleita para o parlamento em 2009, Konradsdottir integra a comissão parlamentar de proteção social e dirige a dos assuntos de educação.

Lusa

  • Protesto pelo direito de amamentar em público
    2:12

    Mundo

    Centenas de mães argentinas amamentaram os filhos em locais públicos, num protesto contra o facto de a polícia ter proibido uma mulher de amamentar o seu bebé, numa praça, de uma localidade nos arredores de Buenos Aires. Uma televisão associou-se ao protesto, em directo, de forma surpreendente.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.