sicnot

Perfil

Mundo

Deputada islandesa discursa no Parlamento enquanto amamenta a filha

Uma deputada islandesa discursou no Parlamento, ao mesmo tempo que amamentava a filha sob as luzes das câmaras televisivas que transmitiam em direto, um ato que descreveu como "a coisa mais natural do mundo".

Unnur Bra Konradsdottir, do Partido da Independência, levantou-se para intervir no Althingi (Parlamento), enquanto amamentava a sua filha de seis semanas.

"Ela não estava perturbada. Pelo contrário, ela poderia ter-se sentido incomodada se eu tivesse interrompido a amamentação para falar", acrescentou Konradsdottir, que é mãe de três filhos, à agência noticiosa AFP.

A imprensa islandesa confirmou que esta foi uma novidade no país que tem estado na primeira linha da igualdade de género e deu ao mundo, em 1980, a primeira mulher eleita democraticamente para a chefia de um Estado, Vigdis Finnbogadottir.

A deputada salientou que as exigências e responsabilidades da vida política não alteravam os seus deveres de mãe.

"É como qualquer outro emprego. Você tem de fazer o que tem de fazer", disse.

A amamentação em público tornou-se uma questão polémica em vários países. Para a deputada islandesa, porém, "é a coisa mais natural do mundo".

Eleita para o parlamento em 2009, Konradsdottir integra a comissão parlamentar de proteção social e dirige a dos assuntos de educação.

Lusa

  • Protesto pelo direito de amamentar em público
    2:12

    Mundo

    Centenas de mães argentinas amamentaram os filhos em locais públicos, num protesto contra o facto de a polícia ter proibido uma mulher de amamentar o seu bebé, numa praça, de uma localidade nos arredores de Buenos Aires. Uma televisão associou-se ao protesto, em directo, de forma surpreendente.

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.