sicnot

Perfil

Mundo

Descobertas estrelas antigas que sobrevivem no centro da Via Láctea

Núcleo da Via Láctea

ESO/VVV Survey/D. Minniti

Uma equipa internacional de cientistas descobriu no centro da Via Láctea a presença de estrelas antigas do tipo RR Lyrae, o que apoia a teoria de que o bulbo galáctico cresceu através da fusão de aglomerados de estrelas primordiais.

"Essas estrelas podem até ser os restos do aglomerado estelar mais antigo e maciço de toda a Via Láctea, um autêntico sobrevivente", divulgou num comunicado o Observatório Europeu do Sul (ESO na sigla em inglês), com sede em Garching, no sul da Alemanha.

As RR Lyrae são estrelas variáveis com uma luminosidade que oscila regularmente e que se encontram em populações estelares com mais de 10.000 milhões de anos.

A equipa dirigida por Dante Minniti, da Universidade Andrés Bello de Santiago do Chile, e Rodrigo Contreras, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, encontrou as RR Lyrae graças ao telescópio de rastreio que trabalha nos comprimentos de onda do infravermelho VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy).

Observando através da luz infravermelha, a equipa pode obter a visão mais clara conseguida até hoje daquela região e encontrar uma dúzia de velhas estrelas RR Lyrae no coração da Via Láctea que não eram conhecidas antes.

"Esta descoberta (...) tem importantes consequências na formação de núcleos galácticos", assinalou Contreras.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.