sicnot

Perfil

Mundo

Estragos do furacão Matthew estimados em 9 mil milhões

CRISTOBAL HERRERA / Lusa

As primeiras estimativas do custo económico da passagem do furacão Matthew pela costa leste dos EUA situam-se em 10 mil milhões de dólares (nove mil milhões de euros), segundo um estudo do Goldman Sachs, divulgado esta quarta-feira.

Daquele montante, relativo à destruição e ao encerramento forçado de empresas desde o Estado da Florida ao da Carolina do Norte, calcula-se que entre 4 mil milhões e 6 mil milhões sejam compensados pelas seguradoras.

O estudo assinalou, não obstante, que não se prevê que o furacão tenha efeito significativo sobre a economia dos EUA, uma vez que a maior parte respeita a estragos diretos nas cerca de um milhão de casas, destruídas ou afetadas pelo furacão.

Este valor é inferior ao da destruição do furacão Sandy, que, em 2012, provocou uma destruição estimada em 75 mil milhões de dólares, também na costa atlântica dos EUA, se bem que mais a norte, nos Estados de Nova Jérsia e Nova Iorque.

O furacão Matthew fustigou especialmente os Estados da Florida, Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.

As últimas informações indicam que o Matthew provocou, pelo menos, 36 mortes.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.