sicnot

Perfil

Mundo

Plutão tem um novo "familiar"

Plutão, à direita, e a sua principal Lua, Caronte, fotografados a 8 de Julho de 2015.

© NASA NASA / Reuters

Um novo planeta-anão foi descoberto no nosso sistema solar, a 13.6 mil milhões de quilómetros do Sol.

Apenas conhecido por 2014 UZ224, tem 530 quilómetros de diâmetro e demora 1100 anos a completar uma volta em redor do Sol. Poderá em breve entrar na família de cinco elementos de planetas anões: Ceres, Eris, Haumea, Makemake e o mais famoso de todos, Plutão.

Estes são os cinco oficiais, uma vez que no nosso sistema solar existem pelo menos 100 planetas anões na Cintura de Kuiper - a região além da órbita de Neptuno onde abundam cometas, asteroides e pequenos planetas.

2014 UZ224 foi descoberto por estudantes da Universidade de Michigan, no meio do enorme mapa de galáxias elaborado no âmbito do projeto Dark Energy Survey.

Para se encontrar um corpo celeste no meio de tantas galáxias distantes é preciso observar se o objeto se move, explicou o líder da equipa, o físico David Gerdes, à rádio pública norte-americana NPR.

A descoberta foi entretanto confirmada pela União Astronómica Internacional, mas decidir se o 2014 UZ224 entrará no clube restrito dos cinco planetas anões já é outra questão.

Tanto o 2014 UZ224 como o 2015 RR2, descoberto em julho, preenchem os requisitos de planeta anão - um objeto celeste que parece um planeta mas não é um planeta. Mas estes critérios para classificação são ainda recentes e controversos - há quem não concorde com a classificação de Plutão.

Aguarda-se pela decisão final da União Astronómica Internacional.

  • Plutão vai continuar a ser o planeta anão
    2:08

    Mundo

    Chamam-lhe o planeta anão, mas afinal não é tão pequeno quanto parece. Plutão tem mais 80 quilómetros do que previam os cientistas e um diâmetro cerca de 2.370 quilómetros. Vales, falésias e montanhas com três mil 500 metros cobertas de gelo. Apesar das descobertas da sonda New Horizons, Plutão vai continuar a ser um planeta anão. Isto porque, segundo os cientistas, são necessários três critérios para ser considerado um Planeta.

  • Plutão está coberto por uma névoa

    Mundo

    A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

  • Sonda da NASA chegou ao planeta anão Ceres

    Mundo

    A sonda norte-americana Dawn conseguiu hoje entrar na órbita do planeta anão Ceres, na primeira missão do género de um veículo automático de exploração espacial, anunciou a agência espacial dos Estados Unidos (NASA).

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.