sicnot

Perfil

Mundo

Plutão tem um novo "familiar"

Plutão, à direita, e a sua principal Lua, Caronte, fotografados a 8 de Julho de 2015.

© NASA NASA / Reuters

Um novo planeta-anão foi descoberto no nosso sistema solar, a 13.6 mil milhões de quilómetros do Sol.

Apenas conhecido por 2014 UZ224, tem 530 quilómetros de diâmetro e demora 1100 anos a completar uma volta em redor do Sol. Poderá em breve entrar na família de cinco elementos de planetas anões: Ceres, Eris, Haumea, Makemake e o mais famoso de todos, Plutão.

Estes são os cinco oficiais, uma vez que no nosso sistema solar existem pelo menos 100 planetas anões na Cintura de Kuiper - a região além da órbita de Neptuno onde abundam cometas, asteroides e pequenos planetas.

2014 UZ224 foi descoberto por estudantes da Universidade de Michigan, no meio do enorme mapa de galáxias elaborado no âmbito do projeto Dark Energy Survey.

Para se encontrar um corpo celeste no meio de tantas galáxias distantes é preciso observar se o objeto se move, explicou o líder da equipa, o físico David Gerdes, à rádio pública norte-americana NPR.

A descoberta foi entretanto confirmada pela União Astronómica Internacional, mas decidir se o 2014 UZ224 entrará no clube restrito dos cinco planetas anões já é outra questão.

Tanto o 2014 UZ224 como o 2015 RR2, descoberto em julho, preenchem os requisitos de planeta anão - um objeto celeste que parece um planeta mas não é um planeta. Mas estes critérios para classificação são ainda recentes e controversos - há quem não concorde com a classificação de Plutão.

Aguarda-se pela decisão final da União Astronómica Internacional.

  • Plutão vai continuar a ser o planeta anão
    2:08

    Mundo

    Chamam-lhe o planeta anão, mas afinal não é tão pequeno quanto parece. Plutão tem mais 80 quilómetros do que previam os cientistas e um diâmetro cerca de 2.370 quilómetros. Vales, falésias e montanhas com três mil 500 metros cobertas de gelo. Apesar das descobertas da sonda New Horizons, Plutão vai continuar a ser um planeta anão. Isto porque, segundo os cientistas, são necessários três critérios para ser considerado um Planeta.

  • Plutão está coberto por uma névoa

    Mundo

    A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

  • Sonda da NASA chegou ao planeta anão Ceres

    Mundo

    A sonda norte-americana Dawn conseguiu hoje entrar na órbita do planeta anão Ceres, na primeira missão do género de um veículo automático de exploração espacial, anunciou a agência espacial dos Estados Unidos (NASA).

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • "Reforma da Proteção Civil esgotou prazo de validade"
    2:34

    Tragédia em Pedrógão Grande

    António Costa reconheceu esta quinta-feira que a reforma da Proteção Civil que liderou em 2006 está esgotada, e não pode dar resultados sem uma reforma da floresta. Na mesma altura, o ministro da Agricultura admitiu que os problemas já estavam identificados há uma década, sem explicar por que razão não foram atacados pelo Governo socialista da altura.

  • "De um primeiro-ministro esperam-se respostas, não perguntas"
    0:35

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assunção Cristas acusa o ministro da Agricultura de ter deitado ao lixo a legislação do anterior Governo que poderia ser útil no combnate aos incêndios. O CDS exige uma responsabilização política pela tragédia de Pedrógão Grande, diz que há muito por esclarecer e por esse motivo entregou esta quinta-feira ao primeiro-ministro um conjunto de 25 perguntas.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.