sicnot

Perfil

Mundo

Plutão tem um novo "familiar"

Plutão, à direita, e a sua principal Lua, Caronte, fotografados a 8 de Julho de 2015.

© NASA NASA / Reuters

Um novo planeta-anão foi descoberto no nosso sistema solar, a 13.6 mil milhões de quilómetros do Sol.

Apenas conhecido por 2014 UZ224, tem 530 quilómetros de diâmetro e demora 1100 anos a completar uma volta em redor do Sol. Poderá em breve entrar na família de cinco elementos de planetas anões: Ceres, Eris, Haumea, Makemake e o mais famoso de todos, Plutão.

Estes são os cinco oficiais, uma vez que no nosso sistema solar existem pelo menos 100 planetas anões na Cintura de Kuiper - a região além da órbita de Neptuno onde abundam cometas, asteroides e pequenos planetas.

2014 UZ224 foi descoberto por estudantes da Universidade de Michigan, no meio do enorme mapa de galáxias elaborado no âmbito do projeto Dark Energy Survey.

Para se encontrar um corpo celeste no meio de tantas galáxias distantes é preciso observar se o objeto se move, explicou o líder da equipa, o físico David Gerdes, à rádio pública norte-americana NPR.

A descoberta foi entretanto confirmada pela União Astronómica Internacional, mas decidir se o 2014 UZ224 entrará no clube restrito dos cinco planetas anões já é outra questão.

Tanto o 2014 UZ224 como o 2015 RR2, descoberto em julho, preenchem os requisitos de planeta anão - um objeto celeste que parece um planeta mas não é um planeta. Mas estes critérios para classificação são ainda recentes e controversos - há quem não concorde com a classificação de Plutão.

Aguarda-se pela decisão final da União Astronómica Internacional.

  • Plutão vai continuar a ser o planeta anão
    2:08

    Mundo

    Chamam-lhe o planeta anão, mas afinal não é tão pequeno quanto parece. Plutão tem mais 80 quilómetros do que previam os cientistas e um diâmetro cerca de 2.370 quilómetros. Vales, falésias e montanhas com três mil 500 metros cobertas de gelo. Apesar das descobertas da sonda New Horizons, Plutão vai continuar a ser um planeta anão. Isto porque, segundo os cientistas, são necessários três critérios para ser considerado um Planeta.

  • Plutão está coberto por uma névoa

    Mundo

    A agência espacial norte-americana NASA divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

  • Sonda da NASA chegou ao planeta anão Ceres

    Mundo

    A sonda norte-americana Dawn conseguiu hoje entrar na órbita do planeta anão Ceres, na primeira missão do género de um veículo automático de exploração espacial, anunciou a agência espacial dos Estados Unidos (NASA).

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.