sicnot

Perfil

Mundo

Samsung corta estimativa de lucro no terceiro trimestre em 33,3%

© Reuters

A Samsung Electronics cortou hoje a sua estimativa de lucro para o terceiro trimestre em 33,3%, após a suspensão da produção e vendas do Galaxy Note 7, na sequência de casos persistentes de explosão e combustão do modelo.

O gigante eletrónico sul-coreano apresentou uma estimativa de lucro operacional de 4,1 mil milhões de euros, em comparação com os 6,2 mil milhões de euros que tinha anunciado na semana passada. A empresa cortou também a estimativa de vendas para o terceiro trimestre em 4%.

Na terça-feira, a Samsung suspendeu a produção do Galaxy Note 7, parou as vendas do modelo em todo o mundo e pediu aos utilizadores para não usarem o dispositivo.

A decisão do gigante tecnológico sul-coreano foi uma tentativa de travar uma bola de neve que não tem parado de crescer desde o alerta recente do regulador norte-americano dos consumidores para o perigo potencial para os consumidores, famílias e respetivos lares provocado pelo Note 7.

Os consumidores do Note 7 em todo o mundo vão poder reaver o dinheiro dos aparelhos ou reinvesti-lo na aquisição de quaisquer outros modelos da empresa.

A Samsung recolheu há pouco mais de um mês 2,5 milhões de unidades do Note 7 em dez mercados em todo o mundo, numa reação a queixas dos consumidores de que a bateria de íon-lítio explodia quando recarregava.

Entretanto, foram surgindo notícias de que o mesmo problema continuava a acontecer com unidades entretanto substituídas pela empresa.

Os analistas têm sugerido que a Samsung, envolvida numa competição feroz no saturado mercado de smartphones, pode ter precipitado o lançamento do Note 7 para fazer face ao lançamento do iPhone 7 do seu maior rival, a Apple.

O topo de gama da Samsung era fundamental para os planos de crescimento este ano da empresa, pressionada pela Apple no segmento de topo do mercado e por várias marcas chinesas nas entradas de gama.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas