sicnot

Perfil

Mundo

Samsung corta estimativa de lucro no terceiro trimestre em 33,3%

© Reuters

A Samsung Electronics cortou hoje a sua estimativa de lucro para o terceiro trimestre em 33,3%, após a suspensão da produção e vendas do Galaxy Note 7, na sequência de casos persistentes de explosão e combustão do modelo.

O gigante eletrónico sul-coreano apresentou uma estimativa de lucro operacional de 4,1 mil milhões de euros, em comparação com os 6,2 mil milhões de euros que tinha anunciado na semana passada. A empresa cortou também a estimativa de vendas para o terceiro trimestre em 4%.

Na terça-feira, a Samsung suspendeu a produção do Galaxy Note 7, parou as vendas do modelo em todo o mundo e pediu aos utilizadores para não usarem o dispositivo.

A decisão do gigante tecnológico sul-coreano foi uma tentativa de travar uma bola de neve que não tem parado de crescer desde o alerta recente do regulador norte-americano dos consumidores para o perigo potencial para os consumidores, famílias e respetivos lares provocado pelo Note 7.

Os consumidores do Note 7 em todo o mundo vão poder reaver o dinheiro dos aparelhos ou reinvesti-lo na aquisição de quaisquer outros modelos da empresa.

A Samsung recolheu há pouco mais de um mês 2,5 milhões de unidades do Note 7 em dez mercados em todo o mundo, numa reação a queixas dos consumidores de que a bateria de íon-lítio explodia quando recarregava.

Entretanto, foram surgindo notícias de que o mesmo problema continuava a acontecer com unidades entretanto substituídas pela empresa.

Os analistas têm sugerido que a Samsung, envolvida numa competição feroz no saturado mercado de smartphones, pode ter precipitado o lançamento do Note 7 para fazer face ao lançamento do iPhone 7 do seu maior rival, a Apple.

O topo de gama da Samsung era fundamental para os planos de crescimento este ano da empresa, pressionada pela Apple no segmento de topo do mercado e por várias marcas chinesas nas entradas de gama.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.