sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano questiona o Mundo que se deixa encantar tragicamente pela mentira

O secretário de Estado do Vaticano questionou esta quarta-feira, em Fátima, o Mundo que "vive segundo a lei do mais forte e se deixa tragicamente encantar pela mentira", e apelou a uma vivência na Igreja com "verdade e paz".

Na Saudação aos Peregrinos, o cardeal Pietro Parolin disse também que o Mundo "faz da corrupção o segredo duma vida bem-sucedida" e, por outro lado, elogiou quem vive com "justiça e fraternidade".

"Quem entra cheio de gratidão nos corações da Mãe, da Igreja, de Cristo, não pode deixar de ficar maravilhado, vendo neles um modo de viver diverso daquele do Mundo. Enquanto o Mundo vive segundo a lei do mais forte e se deixa tragicamente encantar pela mentira, aqueles corações vivem a lei da mansidão e da reconciliação, transbordantes de beleza, verdade e paz".

E acrescentou o chefe da diplomacia da Santa Sé: "O Mundo faz da corrupção o segredo duma vida bem-sucedida, ao passo que aqueles corações refulgem com a justiça e a fraternidade que jorram do coração da Santíssima Trindade".

Pietro Parolin apelou ainda aos peregrinos para que, nesta peregrinação que assinala os 99 anos das Aparições, experimentem, "plenamente", a "gratidão, maravilha, compromisso comum".

A 212 dias da prevista visita do papa a Fátima -- a 13 de maio de 2017 -- Pietro Parolin disse-se ainda feliz por estar na Cova de Iria, "peregrino com todos", e observou que, no coração da Igreja, "não se entra de ânimo leve, nem com ligeireza; não se entra com violência nem com a força; e também não entra com engano".

O representante do Vaticano concluiu a saudação, apelando aos peregrinos para que rezem pelo papa Francisco e também por si e que aqueles ponham de lado qualquer temor.

A peregrinação internacional de outubro iniciou-se oficialmente às 18:30 de hoje, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos.

Pelas 21:30, decorre um dos pontos altos do primeiro dia de celebrações, a bênção solene das velas e rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas, no recinto, e a missa internacional.

Na quinta-feira, a celebração final começa às 09:00 com o rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se, a partir das 10:00, a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.