sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano questiona o Mundo que se deixa encantar tragicamente pela mentira

O secretário de Estado do Vaticano questionou esta quarta-feira, em Fátima, o Mundo que "vive segundo a lei do mais forte e se deixa tragicamente encantar pela mentira", e apelou a uma vivência na Igreja com "verdade e paz".

Na Saudação aos Peregrinos, o cardeal Pietro Parolin disse também que o Mundo "faz da corrupção o segredo duma vida bem-sucedida" e, por outro lado, elogiou quem vive com "justiça e fraternidade".

"Quem entra cheio de gratidão nos corações da Mãe, da Igreja, de Cristo, não pode deixar de ficar maravilhado, vendo neles um modo de viver diverso daquele do Mundo. Enquanto o Mundo vive segundo a lei do mais forte e se deixa tragicamente encantar pela mentira, aqueles corações vivem a lei da mansidão e da reconciliação, transbordantes de beleza, verdade e paz".

E acrescentou o chefe da diplomacia da Santa Sé: "O Mundo faz da corrupção o segredo duma vida bem-sucedida, ao passo que aqueles corações refulgem com a justiça e a fraternidade que jorram do coração da Santíssima Trindade".

Pietro Parolin apelou ainda aos peregrinos para que, nesta peregrinação que assinala os 99 anos das Aparições, experimentem, "plenamente", a "gratidão, maravilha, compromisso comum".

A 212 dias da prevista visita do papa a Fátima -- a 13 de maio de 2017 -- Pietro Parolin disse-se ainda feliz por estar na Cova de Iria, "peregrino com todos", e observou que, no coração da Igreja, "não se entra de ânimo leve, nem com ligeireza; não se entra com violência nem com a força; e também não entra com engano".

O representante do Vaticano concluiu a saudação, apelando aos peregrinos para que rezem pelo papa Francisco e também por si e que aqueles ponham de lado qualquer temor.

A peregrinação internacional de outubro iniciou-se oficialmente às 18:30 de hoje, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos.

Pelas 21:30, decorre um dos pontos altos do primeiro dia de celebrações, a bênção solene das velas e rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas, no recinto, e a missa internacional.

Na quinta-feira, a celebração final começa às 09:00 com o rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se, a partir das 10:00, a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

Lusa

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.