30% dos europeus com consumo excessivo de álcool pelo menos uma vez por mês
13.10.2016 08h47
Mais de 20% dos homens e 10% das mulheres europeias têm um consumo de risco de álcool, pelo menos uma vez por mês, alertam os participantes numa conferência sobre o tema que decorre hoje e sexta-feira em Lisboa.
No trabalho a ser apresentado, um estudo europeu, salienta-se também que entre 40 a 50% dos participantes nesse estudo apoiam medidas de controlo do álcool, como preços elevados, restrições do número de locais de venda, restrições de publicidade e testes aleatórios a condutores.
"Cerca de um quinto dos europeus representados no estudo coabitaram com um consumidor excessivo na sua infância ou adolescência e aproximadamente metade das pessoas referem ter sido negativamente afetados por essa pessoa. Quase 30% dos entrevistados referiram ter sido lesados por um consumidor excessivo, nos últimos 12 meses", diz um comunicado da organização.
A conferência junta nomeadamente eurodeputados e responsáveis pela área da Saúde de vários países e é organizada pela Ação Comum Europeia para a Redução dos Efeitos Nocivos do Álcool (RARHA), uma iniciativa dos Estados membros da União Europeia.
O trabalho da RARHA decorreu entre 2014 e 2016, e envolveu 32 parceiros associados e 29 parceiros colaboradores de toda a União Europeia, a que se juntaram a Noruega, Suíça e Islândia.
Destinou-se a contribuir para um melhor conhecimento dos riscos associados ao consumo de álcool e formas de lidar com a questão, e a conferência final de Lisboa destina-se a apresentar os resultados desse trabalho, as suas análises e recomendações.
Segundo o comunicado da RARHA os resultados assentam na monitorização dos padrões de consumo e dos efeitos nocivos do álcool, nas linhas orientadoras para o consumo de baixo risco, e nos exemplos de boas práticas na Europa e construção de ferramentas para reduzir os efeitos nocivos do álcool.
Os responsáveis pelo trabalho sugerem uma harmonização europeia dos alertas para o consumo de álcool, "que contribua para a criação de mensagens mais alinhadas" e salientam a necessidade de se legislar para impor uma idade mínima de 18 anos para venda e consumo de bebidas alcoólicas em toda a União Europeia.
"Ações da Comissão Europeia são urgentemente necessárias para o fornecimento de informação aos consumidores sobre bebidas alcoólicas e para nivelar informação obrigatória sobre os alimentos", como os gramas de álcool puro contidos, sugere-se ainda no estudo europeu.
As questões serão debatidas nestes dois dias por organizações não-governamentais e representantes de entidades, como a Organização Mundial de Saúde. Presente também Vytenis Andriukaitis, comissário Europeu da Saúde e da Segurança Alimentar, e, no encerramento, o ministro da Saúde de Portugal, Adalberto Campos Fernandes.
O álcool é, lembra-se no comunicado, a terceira causa de morte prematura na União Europeia, onde os custos diretos através de cuidados de saúde, crime, policiamento, acidentes e perdas de produtividade foram de 155 mil milhões de euros em 2010.
Lusa
Relacionados
-
Substituto do álcool promete não causar ressaca
Um álcool sintético que não provoca ressaca depois de ingerido, não danifica o fígado nem causa dependência, é o que promete o seu inventor britânico. Mas não há nenhuma garantia que venha algum dia a ser aprovado, quanto mais comercializado.
- 0:58
Álcool na origem de quase metade dos casos de violência doméstica
O álcool está na origem de 43% dos casos de violência doméstica registados pela GNR, em 2015. O relatório da GNR revela que mais de 4 mil agressões foram testemunhadas por crianças, a maioria filhos das vítimas. No ano passado, 9 mulheres morreram, vítimas de violência doméstica.
Na Homepage
-
10 feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais
A embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia.
19.04.2018 às 13h55
-
Professores manifestam-se contra "relógios" com horas a mais
Os professores manifestaram-se esta quinta-feira frente ao Ministério da Educação em protesto pela sobrecarga de horários. A iniciativa "Time", convocada pela Fenprof, juntou 70 docentes que ao som da música "Time" dos Pink Floyd seguraram relógios para simbolizar as horas que trabalham a mais. No final, foi entregue ao Ministério uma proposta para uma reunião a 3 de maio.
- 1:39
Fim do corte de 5% nos salários dos funcionários de gabinetes políticos
O Governo quer reverter o corte de 5 por cento nos salários dos membros de gabinetes políticos. A medida, que será aplicada de forma faseada, está prevista no decreto-lei de execução orçamental e deverá ser aprovada hoje no Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 13h40
- 1:24
Aplicação de multas aos condutores das viaturas de emergência revista
A aplicação de multas aos condutores das Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em excesso de velocidade está a ser revista pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
19.04.2018 às 13h41
-
Vento forte no aeroporto da Madeira obriga ao cancelamento de vários voos
O vento forte que se faz sentir na zona do aeroporto da Madeira já obrigou ao cancelamento de 14 voos, sete chegadas e sete partidas. Seis voos foram divergidos para a ilha de Porto Santo e para as Canárias.
19.04.2018 às 11h01
-
Metade das crianças europeias não atinge potencial cognitivo por falta de iodo
19.04.2018 às 16h27
-
Novo Presidente de Cuba promete continuidade da revolução e reformas económicas
19.04.2018 às 16h08
- 2:09
NASA lança telescópio TESS em busca de planetas semelhantes à Terra
Já seguiu para o espaço o novo telescópio da NASA que tem como missão procurar planetas, fora do nosso sistema solar, que possam suportar a existência de vida.
19.04.2018 às 15h32
- 1:17
Governo mantém proibição de caçar nas zonas ardidas até 2019
O Governo decidiu manter até ao próximo ano a proibição de caçar nas zonas florestais mais devastadas pelos grandes incêndios de outubro e de Pedrogão Grande até 2019. A proibição entra em vigor a 1 de junho e protege espécies sedentárias.
19.04.2018 às 13h38
-
Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu "colapso catastrófico"
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016, "uma ameaça à diversidade da vida marinha", revelou hoje um estudo da revista Nature.
19.04.2018 às 9h57
-
Médico Hans Asperger colaborou com os nazis na II Guerra Mundial
O médico austríaco que deu nome a uma forma de autismo colaborou ativamente com o regime nazi num programa de eutanásia de crianças na Áustria, revela uma investigação recente. O pediatra e psiquiatra negou sempre o seu envolvimento até à data da sua morte.
19.04.2018 às 11h54
-
A morte anunciada da ETA
A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.
19.04.2018 às 7h38
-
Familiares reencontram homem desaparecido há 40 anos em vídeo viral
Um indiano desaparecido há mais de 40 anos reencontrou a família depois de o irmão o identificar num vídeo no Youtube. Khomdram tinha 26 anos quando desapareceu do estado indiano de Manipur, em 1978. Durante décadas, a família não soube do seu paradeiro.
19.04.2018 às 16h20
-
A heroína do voo da Southwest Airlines
Um avião da Southwest Airlines foi na terça-feira obrigado a aterrar de emergência depois de um dos motores ter explodido em pleno voo. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas na sequência do acidente. Os passageiros que chegaram são e salvos a terra, elogiam agora as manobras da mulher que pilotava a aeronave.
18.04.2018 às 19h11