sicnot

Perfil

Mundo

Aviões russos e sírios intensificam bombardeamentos em Alepo

​Aviões do regime de Damasco e da Rússia intensificaram hoje os bombardeamentos contra cidade de Alepo, no norte da Síria, depois dos ataques aéreos que fizeram 71 mortos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

A organização não-governamental com sede em Londres referiu que se registaram hoje 20 ataques da aviação de combate da Rússia e do regime sírio.

Os bombardeamentos atingiram os bairros de Al Sajur, Bustan al Basr, Al Firdus, Al Qataryi, Al Misir, Al Helik, Al Ansari Oriental, Qadi Askar, Al Haidaria e Al Kasala.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, o Exército sírio recuperou hoje o controlo de vários pontos localizados no norte da cidade de Alepo.

As Forças Armadas de Damasco voltaram a controlar várias colinas do distrito de Al Brich, no norte da cidade, onde se registavam fortes combates entre os soldados sírios e grupos de extremistas e de rebeldes que lutam contra o regime de Al-Assad.

Por outro lado, a agência de notícias oficial Síria, SANA, noticiou que os grupos de insurgentes atacaram áreas sob controlo das autoridades de Damasco.

O ataque - que atingiu uma escola - provocou a morte de duas crianças e fez ainda cinco feridos.

Nas últimas 24 horas, morreram mais de 70 pessoas, vítimas dos bombardeamentos russos e sírios.

Lusa

  • Criança resgatada dos escombros após ataque em Alepo
    0:24

    Mundo

    Um rapaz foi ontem resgatado pelo grupo de voluntários dos Capacetes Brancos após um ataque aéreo em Alepo, na Síria. Um vídeo amador mostra imagens da criança a ser retirada dos escombros pelas equipas de resgate. Depois o rapaz foi levado por estas equipas e não é conhecido o seu paradeiro. Várias crianças já foram resgatadas dos escombros pelos sucessivos bombardeamentos que atingem esta cidade.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.