sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU prolonga missão no Haiti por mais seis meses

© Andres Martinez Casares / Reu

O Conselho de Segurança da ONU prolongou esta quinta-feira por seis meses a missão das Nações Unidas no Haiti.

Os 15 membros do Conselho de Segurança aceitaram a proposta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que a operação se mantenha até ao próximo mês de abril, sem quaisquer alterações.

A missão vai continuar com 2.370 efetivos militares e 2.601 polícias, enquanto a ONU estuda, durante os próximos seis meses, o fim daquela missão.

A decisão ocorre depois de o Haiti começar a recuperar do furacão Matthew, que provocou centenas de mortos e graves danos nas infraestruturas do país.

Atualmente, a missão da ONU no Haiti garante a segurança aos comboios de ajuda, depois de terem ocorrido vários incidentes.

Segundo dados da ONU, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pelo furacão e 1,4 milhões precisam de ajuda humanitária.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47