sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU prolonga missão no Haiti por mais seis meses

© Andres Martinez Casares / Reu

O Conselho de Segurança da ONU prolongou esta quinta-feira por seis meses a missão das Nações Unidas no Haiti.

Os 15 membros do Conselho de Segurança aceitaram a proposta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que a operação se mantenha até ao próximo mês de abril, sem quaisquer alterações.

A missão vai continuar com 2.370 efetivos militares e 2.601 polícias, enquanto a ONU estuda, durante os próximos seis meses, o fim daquela missão.

A decisão ocorre depois de o Haiti começar a recuperar do furacão Matthew, que provocou centenas de mortos e graves danos nas infraestruturas do país.

Atualmente, a missão da ONU no Haiti garante a segurança aos comboios de ajuda, depois de terem ocorrido vários incidentes.

Segundo dados da ONU, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pelo furacão e 1,4 milhões precisam de ajuda humanitária.

Lusa

  • As vítimas do ataque de Londres

    Ataque em Londres

    O ataque desta quarta-feira ao Parlamento britânico em Londres fez quatro mortos, incluindo o atacante. Cerca de 40 pessoas de 11 países diferentes ficaram feridas, entre as quais 29 precisaram de ser levadas para o hospital, onde sete continuam em estado crítico.

    Ana Rute Carvalho

  • Inclusão social em Évora
    2:08

    País

    Mais de 40 empresas do distrito de Évora abriram as portas durante um dia a pessoas portadoras de deficiência. É ideia foi sublinhar a importância da  inclusão no mercado de trabalho.