sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU prolonga missão no Haiti por mais seis meses

© Andres Martinez Casares / Reu

O Conselho de Segurança da ONU prolongou esta quinta-feira por seis meses a missão das Nações Unidas no Haiti.

Os 15 membros do Conselho de Segurança aceitaram a proposta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que a operação se mantenha até ao próximo mês de abril, sem quaisquer alterações.

A missão vai continuar com 2.370 efetivos militares e 2.601 polícias, enquanto a ONU estuda, durante os próximos seis meses, o fim daquela missão.

A decisão ocorre depois de o Haiti começar a recuperar do furacão Matthew, que provocou centenas de mortos e graves danos nas infraestruturas do país.

Atualmente, a missão da ONU no Haiti garante a segurança aos comboios de ajuda, depois de terem ocorrido vários incidentes.

Segundo dados da ONU, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pelo furacão e 1,4 milhões precisam de ajuda humanitária.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC