sicnot

Perfil

Mundo

Escócia anuncia nova proposta de lei para referendo sobre independência

© Scott Heppell / Reuters

A ministra principal da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou hoje que vai apresentar na próxima semana uma nova proposta de lei para um referendo sobre a independência.

"A proposta de lei de referendo de independência será apresentada na próxima semana para consulta" no parlamento escocês, disse a chefe do governo escocês na abertura do congresso do seu partido, o Partido Nacionalista Escocês (SNP), em Glasgow.

"Estou determinada que a Escócia possa reconsiderar a questão da sua independência e isso antes de o Reino Unido sair da União Europeia, se for necessário para proteger os interesses do nosso país", disse.

Sturgeon tem defendido a necessidade de proteger os interesses da Escócia na sequência da vitória do Brexit no referendo britânico de 23 de junho.

Nessa consulta, 52% dos britânicos votaram a favor do Brexit mas, na Escócia, 62% dos eleitores votaram pela permanência na UE.

Um referendo sobre a independência da Escócia do Reino Unido seria o segundo, depois de em 2014 os escoceses terem chumbado a independência com 55,30% de votos "não" e 44,70% "sim".

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14