sicnot

Perfil

Mundo

Escócia anuncia nova proposta de lei para referendo sobre independência

© Scott Heppell / Reuters

A ministra principal da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou hoje que vai apresentar na próxima semana uma nova proposta de lei para um referendo sobre a independência.

"A proposta de lei de referendo de independência será apresentada na próxima semana para consulta" no parlamento escocês, disse a chefe do governo escocês na abertura do congresso do seu partido, o Partido Nacionalista Escocês (SNP), em Glasgow.

"Estou determinada que a Escócia possa reconsiderar a questão da sua independência e isso antes de o Reino Unido sair da União Europeia, se for necessário para proteger os interesses do nosso país", disse.

Sturgeon tem defendido a necessidade de proteger os interesses da Escócia na sequência da vitória do Brexit no referendo britânico de 23 de junho.

Nessa consulta, 52% dos britânicos votaram a favor do Brexit mas, na Escócia, 62% dos eleitores votaram pela permanência na UE.

Um referendo sobre a independência da Escócia do Reino Unido seria o segundo, depois de em 2014 os escoceses terem chumbado a independência com 55,30% de votos "não" e 44,70% "sim".

Lusa

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.