sicnot

Perfil

Mundo

O hambúrguer que sabe a carne mas é feito de plantas

© Beck Diefenbach / Reuters

Uma empresa norte-americana conseguiu a proeza de criar um hambúrguer com um sabor muito semelhante à carne, mas feito de plantas. Parece impossível, mas o sonho tornou-se mesmo realidade e já está disponível em vários restaurantes nos Estados Unidos.

A startup Impossible Foods - criada em 2011 e que a Google tentou, sem sucesso, comprar, por 300 milhões de dólares - comprometeu-se a criar um hambúrguer com um sabor e uma textura tão semelhantes à carne que nem os maiores fãs dessem pela diferença.

A missão foi bem sucedida e a criação já está disponível, com diferentes igredientes e acompanhamentos, em restaurantes nos Estados de São Francisco, Los Angeles e Nova Iorque.

O objetivo da Impossible Foods passa por reduzir os danos causados aos animais e conseguir satisfazer uma população que consome, anualmente, quase 5 mil milhões de toneladas de carne.

Para o fundador e CEO da Impossible Foods, Pat Brown, o primeiro passo foi "fazer uma investigação molecular profunda para perceber o que conjugaria, no hambúrguer, todas as propriedades fundamentais para o tornar apelativo - textura, suculência e sabor. Os primeiros testes apresentaram resultados positivos e o projeto teve solidez para avançar.

Os vegetais utilizados, quando crus, são muito semelhantes a carne crua. Desfaz-se como um hambúrguer e cria uma espécie de suculência tenra a cada dentada.

A médio prazo, o objetivo de Pat Brown passa por colocar a criação da Impossible Foods à venda numa cadeia de restaurantes fast-food. Para já, Brown partilhou orgulhosamente, em declarações ao jornal britânico The Guardian, que a maioria das reações é muito semelhante: "Sabe mesmo a hambúrguer, muito saboroso!."

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.