sicnot

Perfil

Mundo

O hambúrguer que sabe a carne mas é feito de plantas

© Beck Diefenbach / Reuters

Uma empresa norte-americana conseguiu a proeza de criar um hambúrguer com um sabor muito semelhante à carne, mas feito de plantas. Parece impossível, mas o sonho tornou-se mesmo realidade e já está disponível em vários restaurantes nos Estados Unidos.

A startup Impossible Foods - criada em 2011 e que a Google tentou, sem sucesso, comprar, por 300 milhões de dólares - comprometeu-se a criar um hambúrguer com um sabor e uma textura tão semelhantes à carne que nem os maiores fãs dessem pela diferença.

A missão foi bem sucedida e a criação já está disponível, com diferentes igredientes e acompanhamentos, em restaurantes nos Estados de São Francisco, Los Angeles e Nova Iorque.

O objetivo da Impossible Foods passa por reduzir os danos causados aos animais e conseguir satisfazer uma população que consome, anualmente, quase 5 mil milhões de toneladas de carne.

Para o fundador e CEO da Impossible Foods, Pat Brown, o primeiro passo foi "fazer uma investigação molecular profunda para perceber o que conjugaria, no hambúrguer, todas as propriedades fundamentais para o tornar apelativo - textura, suculência e sabor. Os primeiros testes apresentaram resultados positivos e o projeto teve solidez para avançar.

Os vegetais utilizados, quando crus, são muito semelhantes a carne crua. Desfaz-se como um hambúrguer e cria uma espécie de suculência tenra a cada dentada.

A médio prazo, o objetivo de Pat Brown passa por colocar a criação da Impossible Foods à venda numa cadeia de restaurantes fast-food. Para já, Brown partilhou orgulhosamente, em declarações ao jornal britânico The Guardian, que a maioria das reações é muito semelhante: "Sabe mesmo a hambúrguer, muito saboroso!."

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38