sicnot

Perfil

Mundo

O hambúrguer que sabe a carne mas é feito de plantas

© Beck Diefenbach / Reuters

Uma empresa norte-americana conseguiu a proeza de criar um hambúrguer com um sabor muito semelhante à carne, mas feito de plantas. Parece impossível, mas o sonho tornou-se mesmo realidade e já está disponível em vários restaurantes nos Estados Unidos.

A startup Impossible Foods - criada em 2011 e que a Google tentou, sem sucesso, comprar, por 300 milhões de dólares - comprometeu-se a criar um hambúrguer com um sabor e uma textura tão semelhantes à carne que nem os maiores fãs dessem pela diferença.

A missão foi bem sucedida e a criação já está disponível, com diferentes igredientes e acompanhamentos, em restaurantes nos Estados de São Francisco, Los Angeles e Nova Iorque.

O objetivo da Impossible Foods passa por reduzir os danos causados aos animais e conseguir satisfazer uma população que consome, anualmente, quase 5 mil milhões de toneladas de carne.

Para o fundador e CEO da Impossible Foods, Pat Brown, o primeiro passo foi "fazer uma investigação molecular profunda para perceber o que conjugaria, no hambúrguer, todas as propriedades fundamentais para o tornar apelativo - textura, suculência e sabor. Os primeiros testes apresentaram resultados positivos e o projeto teve solidez para avançar.

Os vegetais utilizados, quando crus, são muito semelhantes a carne crua. Desfaz-se como um hambúrguer e cria uma espécie de suculência tenra a cada dentada.

A médio prazo, o objetivo de Pat Brown passa por colocar a criação da Impossible Foods à venda numa cadeia de restaurantes fast-food. Para já, Brown partilhou orgulhosamente, em declarações ao jornal britânico The Guardian, que a maioria das reações é muito semelhante: "Sabe mesmo a hambúrguer, muito saboroso!."

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06