sicnot

Perfil

Mundo

Príncipe da Tailândia pede tempo para a assumir o trono

O filho do rei da Tailândia pediu esta quinta-feira algum tempo antes de aceitar a sucessão ao trono, na sequência da morte do monarca Bhumibol Adulyadej, que reinou durante 70 anos, colocando a Tailândia num período de grande incerteza.

"Morreu tranquilamente no hospital Siriraj", anunciou em comunicado o palácio real. De imediato, todas as cadeias de televisão interromperam os seus programas, dando lugar a um ecrã cinzento, enquanto dezenas de pessoas se concentravam nas imediações do hospital.

Bhumibol Adulyadej, 88 anos, era considerado o único "cimento" de uma nação muito dividida politicamente e tinha um estatuto de semideus. Subiu ao trono em 1946 após a inexplicável morte de seu irmão, e muitos tailandeses nunca conheceram outro soberano.

Ao contrário de todas as expetativas, e algumas horas mais tarde, o príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, disse necessitar de tempo antes ocupar o lugar de seu pai.

"Foi recebido hoje em audiência real pelo príncipe herdeiro. Pediu tempo para se preparar antes de ser proclamado rei", declarou perante os jornalistas o chefe da junta militar que tomou o poder em 2014, general Prayut Chan-O-Cha.

O chefe da junta anunciou um período de luto de um ano e uma redução de todas as atividades de divertimento durante 30 dias. As televisões com emissões difundidas na Tailândia apenas poderão apresentar programas relacionados com a casa real, também no decurso dos próximos 30 dias.

Lusa

  • Morreu o rei da Tailândia

    Mundo

    O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, morreu hoje aos 88 anos, anunciou o palácio real, num culminar de uma série de problemas de saúde que se arrastavam há quase um ano.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.