sicnot

Perfil

Mundo

Alterações climáticas na Somália aumentam cheias na Índia

© Reuters

Um estudo conjunto de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e da Universidade de Vigo conclui que as alterações climáticas sobre o afloramento costeiro da Somália podem intensificar as cheias na Índia.

O "afloramento costeiro" é um fenómeno em que águas mais profundas (mais frias e mais ricas em nutrientes) ascendem à superfície do oceano por indução do vento, no caso da costa da Somália devido à influência de ventos de sudoeste.

Até à data não se conhecia qualquer investigação sobre o efeito das alterações climáticas no sistema de afloramento da costa da Somália, fenómeno com consequências no clima da região.

Uma delas, com impacto económico, é o aumento da biodiversidade marinha e, consequentemente, o potencial de pesca associado, segundo João Miguel Dias, um dos autores do estudo e coordenador do Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira do Departamento de Física e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (laboratório associado da UA).

No entanto, o "reverso da medalha" é que a intensificação dos ventos na região, devido ao aumento da temperatura do ar a nível global, irá aumentar o fenómeno de afloramento, conforme se prevê que ocorra na costa da Somália, explica a investigadora Magda Sousa, que participou no estudo, agora publicado na revista "Scientific Reports".

O afloramento na costa da Somália está associado às monções, em que todos os verões as massas de ar de elevada humidade sobre o continente ficam mais quentes e sobem originando rajadas de ventos vindas do oceano Índico.

Essa humidade origina a formação de precipitação sobre o continente na forma de chuvas torrenciais, que podem durar vários dias, e que todos os anos causam inundações na Índia que, segundo os resultados deste estudo, feito para um horizonte temporal até 2100, podem vir a ter maior dimensão no futuro em resposta às alterações climáticas e à intensificação do afloramento costeiro na costa da Somália.

Lusa

  • Cheias na Índia provocam pelo menos 40 mortos
    1:41

    Mundo

    Pelo menos 40 pessoas morreram e centenas de milhares foram resgatadas devido às cheias que afetaram várias áreas da Índia central e oriental. Caso a chuva volte nos próximos dias, milatares do exército e força aérea proteram ajudar o país.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51