sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon desloca-se ao Haiti para dar impulso a angariação de fundos

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon desloca-se no sábado ao Haiti para visitar zonas devastadas pelo furacão Matthew, numa altura em que a campanha para angariação de fundos atraiu poucos doadores.

Ban vai visitar Les Cayes, na costa sul do Haiti, uma das cidades mais duramente atingidas pelo Matthew, e encontrar-se com os líderes do país, indicou o seu gabinete.

As Nações Unidas lançaram um 'apelo relâmpago' para 120 milhões de dólares para ajudar o Haiti a lidar com a pior crise humanitária desde o sismo de 2010. Apenas 6,1 milhões de dólares foram angariados até agora, cerca de 5% do total pedido, indicou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

Pelo menos 473 pessoas morreram quando o furacão de categoria quatro atingiu o país a 04 de outubro.

Na segunda-feira, Ban disse ser necessária uma "resposta massiva" para lidar com a destruição, com 1,4 milhões de pessoas a necessitar de ajuda urgente depois de muitas cidades e vilas terem sido praticamente apagadas do mapa.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.